![]() |
Minority Report é um filme de ação cyberpunk americano de 2002, dirigido por Steven Spielberg, vagamente baseado na novela de 1956 de Philip K. Dick, The Minority Report. O filme se passa na área metropolitana de Washington em 2054, onde um departamento de polícia especializado — Precrime (John Anderton) — apreende criminosos usando o conhecimento prévio fornecido por três médiuns chamados "precogs" (Agatha Lively)
O filme combina elementos dos gêneros tech noir, policial, suspense e ficção científica, além de ser um filme de perseguição tradicional, já que o protagonista principal é acusado de um crime que não cometeu e se torna um fugitivo. Spielberg caracterizou a história como "cinquenta por cento personagem e cinquenta por cento narrativa muito complicada com camadas e camadas de mistério de assassinato e enredo".[9]
O filme foi inicialmente escolhido em 1992 como uma sequência de outra adaptação de Dick, O Vingador do Futuro (1990), com Arnold Schwarzenegger definido para reprisar seu papel principal. Quando a produtora, Carolco Pictures, entrou com pedido de falência, o projeto foi retrabalhado em um projeto independente. Seu desenvolvimento começou em 1997, depois que o roteiro de Jon Cohen chegou a Spielberg e Cruise. A produção sofreu muitos atrasos devido ao atraso de Missão: Impossível 2 de Cruise e A.I. - Inteligência Artificial. de Spielberg, que eventualmente começaram em março de 2001. Durante a pré-produção, Spielberg consultou vários cientistas na tentativa de apresentar um mundo futuro mais plausível do que aquele visto em outros filmes de ficção científica. Algumas das tecnologias retratadas no filme provaram ser prescientes.
A colaboração de alto nível entre Cruise e Spielberg fez de Minority Report um dos filmes mais aguardados de 2002. Recebeu críticas positivas dos críticos e foi um sucesso comercial como o décimo filme de maior sucesso de 2002 em todo o mundo. Foi indicado a vários prêmios, incluindo uma indicação ao Oscar 2003 de Melhor Edição de Som. Das onze indicações ao Saturn Award, o filme ganhou Melhor Filme de Ficção Científica, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante. Desde então, foi incluído em listas dos maiores filmes de ficção científica de todos os tempos (Os 150 maiores filmes de ficção científica de todos os tempos)
Um videogame (Minority Report: Everybody Runs) e uma série de televisão de uma única temporada baseados em Minority Report seguiram seu lançamento.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário