Filmes Clássicos Disney (1937 à 1967)

 

Clássicos Disney



 

Lista de filmes animados da Disney

 

1 - Branca De Neve e Os Sete Anões (1937)

Snow White and the Seven Dwarfs (Branca de Neve e os Sete Anões) é um filme de fantasia musical animado americano de 1937 produzido pela Walt Disney Productions e lançado pela RKO Radio Pictures. Baseado no conto de fadas alemão de 1812 dos Irmãos Grimm (Branca de Neve), É o primeiro longa-metragem de animação produzido nos Estados Unidos e o primeiro longa-metragem de animação  tradicional (Uma semana para lembrar: Dia Internacional da Animação) 

Branca de Neve foi indicada para Melhor Trilha Sonora no Oscar em 1938, e no ano seguinte, o produtor Walt Disney recebeu um Oscar honorário pelo filme. Este prêmio foi único, consistindo em uma estatueta do Oscar de tamanho normal, mais sete miniaturas. Elas foram apresentadas à Disney por Shirley Temple. 

Seu protótipo de longa-metragem animado e uso de adaptações de contos de fadas, bem como inovação técnica, tornaram-se um marco importante da indústria de animação inicial, Branca de Neve é ​​amplamente considerado um dos maiores filmes já feitos e criando a nova forma da era de ouro da animação; a abordagem da Disney ao conto de fadas teve um efeito cultural significativo, resultando em atrações populares de parques temáticos, um videogame (Branca de Neve e os Sete Anões para game boy color), um musical da Broadway e um próximo filme live action (Branca de Neve e os Sete Anões). 

Era uma vez um museu em uma charmosa e antiga cidade alemã que recebeu uma lápide muito importante, perdida há muito tempo. Era do túmulo de Maria Sophia von Erthal, uma baronesa que teria, segundo se acredita, inspirado os Irmãos Grimm a escrever o conhecido conto "Branca de Neve".

  

Branca de Neve e os Sete Anões

Uma rainha má e bela resolve, por inveja e vaidade, mandar matar sua enteada, Branca de Neve, a mais linda de todo o reino. Mas o carrasco que deveria assassiná-la a deixa partir e, durante sua fuga pela floresta, ela encontra a cabana dos sete anões, que trabalham em uma mina e passam a protegê-la. Algum tempo depois, quando descobre que Branca de Neve continua viva, a Bruxa Má disfarça-se e vai atrás da moça com uma maçã envenenada, que faz com que Branca de Neve caia em um sono profundo até o dia em que um beijo do amor verdadeiro a faça despertar.

 

2. Pinóquio (1940)

Pinóquio é um filme de fantasia musical animado americano de 1940 produzido pela Walt Disney Productions e lançado pela RKO Radio Pictures. Vagamente baseado no romance infantil italiano de Carlo Collodi de 1883, As Aventuras de Pinóquio (A verdadeira e sombria história de Pinóquio que deu origem à animação da Disney), é o segundo longa-metragem de animação do estúdio, bem como o terceiro filme de animação produzido por um estúdio de cinema americano, depois de Branca de Neve e os Sete Anões (1937) da Disney e As Viagens de Gulliver (1939) do Fleischer Studios. 

O filme segue um boneco de madeira, Pinóquio, que é criado por um velho entalhador, Gepeto, e trazido à vida por uma fada azul. Desejando se tornar um menino de verdade, Pinóquio deve provar que é "corajoso, verdadeiro e altruísta". Ao longo de sua jornada, Pinóquio encontra vários personagens que representam as tentações e consequências do mal, enquanto um grilo falante chamado Jiminy, que assume o papel da consciência de Pinóquio, tenta guiá-lo em questões de certo e errado. 

Embora tenha recebido aclamação da crítica e se tornado o primeiro longa-metragem de animação a ganhar um Oscar competitivo — ganhando dois de Melhor Música, Trilha Sonora Original e Melhor Música, Canção Original por "When You Wish Upon a Star" — foi inicialmente um fracasso comercial, principalmente devido à Segunda Guerra Mundial ter cortado os mercados europeu e asiático. Ele eventualmente deu lucro após seu relançamento em 1945 e é considerado um dos maiores filmes de animação já feitos, com uma classificação de 100% no site Rotten Tomatoes.  

Em 2000, um filme musical e semi-remake live-action feito para a televisão intitulado Geppetto, contado da perspectiva de Geppetto, foi lançado pela ABC. Um remake live-action (Pinóquio) dirigido por Robert Zemeckis foi lançado em 2022 na Disney+.


Pinóquio

Gepeto (Christian Rub) é um carpinteiro solitário que, um dia, resolve fazer um boneco de madeira para lhe fazer companhia. Durante a noite, a Fada Azul (Evelyn Venable) dá vida ao boneco, que passa a se chamar Pinóquio (Dickie Jones). Ansioso para se tornar um menino de verdade, Pinóquio se mete em várias confusões, apesar dos constantes avisos de seu amigo Grilo Falante (Cliff Edwards). O boneco tem uma particularidade: sempre que mente seu nariz cresce. Até o dia em que precisa resgatar seu criador, quando ele fica preso na barriga de uma baleia


3. Fantasia (1940)

Fantasia é um filme de antologia musical animado americano de 1940 produzido pela Walt Disney Productions, com direção de história de Joe Grant e Dick Huemer e supervisão de produção de Walt Disney e Ben Sharpsteen. Consiste em oito segmentos animados com peças de música clássica conduzidas por Leopold Stokowski, sete das quais são executadas pela Orquestra da Filadélfia. O crítico musical e compositor Deems Taylor atua como Mestre de Cerimônias do filme, que apresenta cada segmento em live-action (termo que define os trabalhos que são realizados por atores e atrizes reais).

A Disney decidiu o conceito do filme em 1938, quando o trabalho estava quase concluído em The Sorcerer's Apprentice, originalmente um desenho animado elaborado da Silly Symphony projetado como um papel de retorno para o Mickey Mouse, que havia decaído em popularidade. Como os custos de produção ultrapassaram o que o curta poderia render, a Disney decidiu incluí-lo em um longa-metragem de vários segmentos com peças clássicas com Stokowski e Taylor como colaboradores. A trilha sonora foi gravada usando múltiplos canais de áudio e reproduzida com Fantasound, um sistema de som pioneiro desenvolvido pela Disney e RCA que fez de Fantasia o primeiro filme comercial exibido em estéreo e um precursor do som surround. 

Fantasia foi lançado pela primeira vez como um roadshow teatral que foi realizado em 13 cidades nos EUA entre 1940 e 1941 pela RKO Radio Pictures; o primeiro começou no Broadway Theatre em Nova York em 13 de novembro de 1940. Embora aclamado pela crítica, não conseguiu dar lucro devido ao corte da distribuição para o mercado europeu pela Segunda Guerra Mundial, aos altos custos de produção do filme e às despesas de construção de equipamentos Fantasound e aluguel de cinemas para as apresentações do roadshow. Desde 1942, o filme foi relançado várias vezes pela RKO Radio Pictures e Buena Vista Distribution com suas filmagens e áudio originais sendo excluídos, modificados ou restaurados em cada versão. Quando ajustado pela inflação, Fantasia é o 23º filme de maior bilheteria de todos os tempos nos EUA. 

A franquia Fantasia cresceu para incluir videogames (Fantasia (video game)), atrações da Disneylândia e uma série de shows ao vivo. Uma sequência, Fantasia 2000, coproduzida pelo sobrinho de Walt, Roy E. Disney, foi lançada em 1999. Fantasia cresceu em reputação ao longo dos anos e agora é amplamente aclamado como um dos maiores filmes de animação de todos os tempos.

 

A integração das grandes obras da música clássica com visuais extremamente criativos e originais da animação. São as seguintes composições que fazem do filme: "Toccata e Fuga em Ré Menor", de Johann Sebastian Bach; "Suíte Quebra-Nozes", de Peter Llich Tchaikovsky; "O Aprendiz de Feiticeiro", de Paul Dukas; "Sagração da Primavera", de Igor Stravinsky; "Sinfonia Pastoral", de Ludwing Van Beethoven; "Dança das Horas", de Almicare Ponchielli; "Noite no Monte Calvo", de Modest Mussorgsky; e "Ave Maria", de Franz Schubert.

 

4 - Dumbo (1941)

Dumbo é um filme de fantasia animado americano de 1941 produzido pela Walt Disney Productions e lançado pela RKO Radio Pictures. O filme é baseado no enredo escrito por Helen Aberson e Harold Pearl, e ilustrado por Helen Durney para o protótipo de um brinquedo inovador ("Roll-a-Book") (Dumbo, o elefante voador

O personagem principal é Jumbo Jr., um elefante que é cruelmente apelidado de "Dumbo", como em "burro". Ele é ridicularizado por suas orelhas grandes, mas na verdade ele é capaz de voar usando suas orelhas como asas. Durante a maior parte do filme, seu único amigo verdadeiro, além de sua mãe, é um rato chamado Timothy - um relacionamento parodiando a animosidade estereotipada entre ratos e elefantes. 

Produzido para recuperar as perdas financeiras de Pinóquio e Fantasia, Dumbo foi uma busca deliberada de simplicidade e economia para os estúdios Disney. O filme foi posteriormente criticado por estereotipar pessoas negras. Seus elogios incluem um Oscar de Melhor Trilha Sonora de um Filme Musical (Dumbo - Meu Bebê (1941))

Nos anos seguintes ao seu lançamento inicial, Dumbo continua popular desde então. Seus trabalhos derivados incluem uma atração popular de parque temático, produtos de merchandising, uma série de televisão (O Circo de Dumbo) e uma adaptação live-action (Tim Burton deve dirigir adaptação live-action de Dumbo)

 

Dumbo

Quando a cegonha chega, igual a todos os anos, para entregar os bebês às suas mães no circo, a senhora Jumbo se depara com uma surpresa: seu pequeno Jumbo Jr. tem orelha grandes demais para um elefante recém nascido. Logo que os outros animais o vêem, começam a zombar dele, o que leva a mamãe elefanta à ira, e os domadores do circo decidem confiná-la. Ridicularizado e sozinho, Jumbo Jr. ganha o apelido de Dumbo (estúpido em inglês) e com a ajuda de um amigável ratinho, ele descobre que graças as suas enormes orelhas pode voar.

 

5 - Bambi (1942)

Bambi é um filme de animação americano de 1942, do gênero drama, produzido pela Walt Disney Productions e lançado pela RKO Radio Pictures. Vagamente baseado no romance de Felix Salten de 1923, Bambi, a Life in the Woods (Bambi: Uma Vida na Floresta)

Os personagens principais são Bambi, um veado-de-cauda-branca; seus pais (o Grande Príncipe da floresta e sua mãe sem nome); seus amigos Thumper (um coelho de nariz rosa); e Flower (um gambá); e sua amiga de infância e futura companheira, Faline. 

No livro original, Bambi era um veado-corça, uma espécie nativa da Europa; mas a Disney decidiu basear o personagem em um veado-mula de Arrowhead, Califórnia (Para descobrir o verdadeiro Bambi, Walt Disney vai ao Maine). O ilustrador Maurice "Jake" Day convenceu a Disney de que o veado-mula tinha grandes orelhas "semelhantes às de mula" e eram mais comuns no oeste da América do Norte; mas que o veado-de-cauda-branca era mais reconhecido nos Estados Unidos. 

O filme recebeu três indicações ao Oscar: Melhor Som (Sam Slyfield), Melhor Canção (por "Love Is a Song" cantada por Donald Novis) e Trilha Sonora Original

Em janeiro de 2020, foi anunciado que um remake fotorrealista animado por computador estava em desenvolvimento (Remake de ‘Bambi’ em andamento com roteiristas de ‘Capitã Marvel’ e ‘Chaos Walking’ (exclusivo))

 

Numa floresta os animais ficam agitados com o nascimento de um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de "Príncipe da Floresta", pois seu pai é o cervo mais respeitado da região. Bambi cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e descobre o amor. Um dia chegam caçadores e ele precisa aprender como ser tão corajoso como seu pai, para saber como conduzir outros cervos para um lugar seguro


6 - Saludos Amigos (Alô, Amigos - 1943)

Saludos Amigos (em espanhol para "Saudações, Amigos") é um filme de antologia de propaganda animado/live-action americano de 1942 produzido por Walt Disney e lançado pela RKO Radio Pictures. Ambientado na América Latina, é composto por quatro segmentos diferentes; Pato Donald estrela em dois deles e Pateta estrela em um. Também apresenta a primeira aparição de José Carioca, o papagaio malandro brasileiro. Saludos Amigos estreou no Rio de Janeiro em 24 de agosto de 1942. Foi lançado nos Estados Unidos em 6 de fevereiro de 1943. 

Encomendado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos como parte da política da Boa Vizinhança, o filme é um exemplo notável de propaganda americana promovendo a boa vontade para com a América Latina. O filme foi um sucesso, ajudando a lançar a popularidade internacional do Pato Donald e levando a Disney a produzir The Three Caballeros (Você Já Foi à Bahia? - 1944), outro filme financiado pelo governo voltado para a boa vontade latino-americana.

 

Alô, Amigos - (Curta-metragem) 

Walt Disney e seus animadores partem em uma excursão rumo à América do Sul, onde procuram conhecer as peculiaridades locais e aplicá-las em animações envolvendo personagens famosos, como Pato Donald e Pateta, e outros inéditos, como Pedro e Zé Carioca.

 

7 - Os Três Caballeros (Você Já Foi à Bahia? - 1944)

Three Caballeros é um filme de antologia de propaganda musical animada e live-action americano de 1944 produzido por Walt Disney e lançado pela RKO Radio Pictures. Ele marca o décimo aniversário do Pato Donald e traça uma aventura por partes da América Latina (Pato Donald: personagem completa 90 anos), combinando live-action e animação. Este é o segundo dos seis filmes lançados pela Walt Disney Productions na década de 1940, após Saludos Amigos (Alô, Amigos - 1942). Também é notável por ser um dos primeiros longas-metragens a incorporar animação tradicional com atores live-action (5 melhores — e 5 piores — filmes híbridos de live-action/animação).

O filme é traçado como uma série de segmentos independentes, encadeados pelo dispositivo do Pato Donald abrindo presentes de aniversário de seus amigos latino-americanos. Várias estrelas latino-americanas do período aparecem, incluindo as cantoras Aurora Miranda (irmã de Carmen Miranda) e Dora Luz, assim como a cantora e dançarina Carmen Molina. 

O filme foi produzido como parte da mensagem de boa vontade do estúdio para a América Latina. O filme é estrelado pelo Pato Donald, que no decorrer do filme é acompanhado pelo velho amigo José Carioca, o papagaio fumante de charutos de Saludos Amigos, que representa o Brasil, e mais tarde se torna amigo de um galo armado chamado Panchito Pistoles, que representa o México.

 

O Pato Donald recebe uma grande caixa no dia de seu aniversário, trazendo três presentes. O primeiro traz um projetor de cinema, contendo um filme sobre aves da América do Sul. O segundo contém um livro sobre o Brasil, que o leva à Bahia ao lado de Zé Carioca. O terceiro tem uma piñata, acompanhada de Panchito. Com os amigos, Donald vive aventuras no Brasil e no México.

 

8 - Make Mine Music (Música, Maestro! - 1946)

Make Mine Music é um filme de antologia musical de animação americano de 1946 produzido por Walt Disney e lançado pela RKO Radio Pictures em 20 de abril de 1946. Durante a Segunda Guerra Mundial, grande parte da equipe de Walt Disney foi convocada para o exército, e os que permaneceram foram chamados pelo governo dos EUA para fazer filmes de treinamento e propaganda. Como resultado, o estúdio estava cheio de ideias de histórias inacabadas. Para manter a divisão de longas-metragens viva durante esse período difícil, o estúdio lançou seis filmes de pacote, incluindo este, composto por vários segmentos não relacionados com música. Este é o terceiro filme de pacote, seguindo Saludos Amigos (Alô, Amigos) e The Three Caballeros (Você Já Foi à Bahia?). O filme foi inscrito no Festival de Cinema de Cannes de 1946.

 

Vários curtas-metragens representam os sentimentos evocados por inúmeras músicas populares da década de 40 nos Estados Unidos, canções que estavam na cabeça do público e que fizeram muito sucesso.

 

9 - Fun and Fancy Free (Como é Bom se Divertir - 1947)

Fun and Fancy Free é um filme de antologia de fantasia musical animado americano de 1947 produzido por Walt Disney e Ben Sharpsteen e lançado em 27 de setembro de 1947 pela RKO Radio Pictures. O filme é uma compilação de duas histórias: Bongo, narrado por Dinah Shore e vagamente baseado no conto "Little Bear Bongo" de Sinclair Lewis; e Mickey and the Beanstalk, narrado por Edgar Bergen e baseado no conto de fadas "Jack and the Beanstalk". Embora o filme seja principalmente animado, ele também usa segmentos de ação ao vivo estrelados por Edgar Bergen para unir suas duas histórias.

 

Uma mágica jornada musical entre Mickey, Pato Donald, Pateta e Grilo Falante, no nono clássico da Disney que traz dois contos memoráveis - Bongo e Mickey e o Pé de Feijão.

 

10 - Melody Time (Tempo de Melodia - 1948)

Melody Time é um filme de antologia musical animado e live-action americano de 1948 produzido por Walt Disney. Foi lançado nos cinemas pela RKO Radio Pictures em 27 de maio de 1948. Composto por sete segmentos com música popular e música folclórica, o filme é, como Make Mine Music antes dele, a versão de música popular de Fantasia. Melody Time, embora não tenha alcançado as realizações artísticas de Fantasia, foi moderadamente bem-sucedido.


O filme apresenta uma sequência de curtas de animação acompanhados de músicas contemporâneas. Entre eles estão: "Era uma vez no Inverno", "A Dança do Zangão", "Johnny Semente-de-Maçã", "O Rebocador Apitinho", "Árvores", "Pecos Bill" e "A culpa é do samba". Neste último, os famosos personagens Pato Donald e Zé Carioca vão aos trópicos. 


The Adventures of Ichabod and Mr. Toad é um filme de animação antológico americano de 1949 produzido pela Walt Disney Productions e lançado pela RKO Radio Pictures. Consiste em dois segmentos: o primeiro baseado no romance infantil de Kenneth Grahame de 1908, The Wind in the Willows, e narrado por Basil Rathbone (O Vento nos Salgueiros), e o segundo baseado no conto de Washington Irving de 1820, The Legend of Sleepy Hollow (A Lenda de Sleepy Hollow),  e narrado por Bing Crosby.  

The Adventures of Ichabod and Mr. Toad começou a ser desenvolvido em 1940 como um longa-metragem de narrativa única baseado em The Wind in the Willows. Após uma série de atrasos na produção, o projeto foi reduzido para um curta-metragem e eventualmente fundido com The Legend of Sleepy Hollow (que também foi originalmente concebido como um longa-metragem) em 1947. É o último da era de filmes de pacote do estúdio na década de 1940; eles retornaram aos filmes de animação de longa-metragem começando com Cinderela em 1950. A Disney não produziria outro filme de pacote até The Many Adventures of Winnie the Pooh (As Muitas Aventuras do Ursinho Pooh - 1977). 

The Adventures of Ichabod and Mr. Toad foi lançado nos cinemas em 5 de outubro de 1949. A partir de 1955, os dois segmentos do filme foram separados e televisionados como parte da série de televisão Disneyland. Mais tarde, eles foram comercializados e vendidos separadamente em vídeo doméstico. 

 

As Aventuras de Ichabod e do Sr. Sapo

Há um sapo (Eric Blore) cheio de manias que fica obcecado por um carro à motor e, por conta disso, é preso. E Ichabod Crane (Bing Crosby), um homem que se apaixona por Katrina e ganha um inimigo, Broom. Para conquistar o amor da bela, Broom irá atacar Inchabod pela sua maior fraqueza: o medo de fantasmas.

 

12 - Cinderela (1950)

Cinderela é um filme de fantasia musical animado americano de 1950 produzido pela Walt Disney Productions e lançado pela RKO Radio Pictures. Baseado no conto de fadas de Charles Perrault de 1697 ) Cinderela (conto de fadas)), ele conta com a supervisão de Ben Sharpsteen. O filme foi dirigido por Wilfred Jackson, Hamilton Luske e Clyde Geronimi. O filme conta com as vozes de Ilene Woods, Eleanor Audley, Verna Felton, Rhoda Williams, James MacDonald e Luis van Rooten. 

No início da década de 1940, a Walt Disney Productions sofreu financeiramente após perder conexões com os mercados cinematográficos europeus devido à eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945). Por causa disso, o estúdio sofreu fracassos comerciais como Pinóquio, Fantasia (ambos de 1940) e Bambi (1942), todos os quais mais tarde se tornariam mais bem-sucedidos com vários relançamentos nos cinemas e em home video. Em 1947, o estúdio estava com mais de US$ 4 milhões em dívidas e estava à beira da falência. Walt Disney e seus animadores retornaram à produção de longas-metragens em 1948 após produzir uma série de filmes de pacote com a ideia de adaptar Cendrillon de Charles Perrault (Cinderela, ou O Sapatinho de Cristal) para um filme de animação ('Cinderela' da Disney: 25 coisas que você não sabia sobre o adorado conto de fadas clássico).

Cinderela foi lançado nos cinemas em 15 de fevereiro de 1950. Recebeu aclamação da crítica e foi um sucesso de bilheteria, tornando-se o maior sucesso da Disney desde Branca de Neve e os Sete Anões (1937) e ajudando a reverter a sorte do estúdio. Também recebeu três indicações ao Oscar 1950, incluindo Melhor Trilha Sonora de um Filme Musical, Melhor Gravação de Som e Melhor Canção Original por "Bibbidi-Bobbidi-Boo". 

O filme foi seguido por duas sequências direto para vídeo, Cinderella II: Dreams Come True (Cinderela 2 - Os Sonhos se Realizam - 2002) e Cinderella III: A Twist in Time (Cinderela 3 - Uma Volta no Tempo - 2007), e um remake live-action em 2015 (Cinderela)

 

Cinderela (Ilene Woods/ Simone de Morais) vive com sua madrasta, Lady Tremaine (Eleanor Audley/ Tina Vita), e as duas filhas dela. Obrigada a trabalhar como empregada da casa, ela tem como amigos apenas os animais que a rodeiam. O local em que vive está agitado devido ao baile que será realizado no castelo, o qual contará com a presença do príncipe (William Phipps/ Jorge Goulart). Como Lady Tremaine pretende que uma das filhas se case com ele, elas se preparam com requinte para o evento. Cinderela, entretanto, não pode ir. Até que surge a Fada-madrinha (Verna Felton/ Maria Helena Pader), que dá a Cinderela um vestido e condições para que possa ir ao baile em alto estilo. Entretanto há uma condição: Cinderela precisa retornar antes da meia-noite, caso contrário o feitiço será desfeito.

 

13 - Alice no País das Maravilhas (1951)

Alice in Wonderland é um filme de comédia musical de animação americano de 1951 produzido pela Walt Disney Productions e lançado pela RKO Radio Pictures. É baseado no romance de Lewis Carroll de 1865 Alice no País das Maravilhas e sua sequência de 1871 Através do Espelho. O filme segue uma jovem garota, Alice, que cai em uma toca de coelho e entra em um mundo sem sentido, o País das Maravilhas, que é governado pela Rainha de Copas, enquanto encontra criaturas estranhas, incluindo o Chapeleiro Maluco e o Gato de Cheshire. 

 

Alice (Kathryn Beaumont/ Therezinha) é uma garota curiosa e cansada da monotonia de sua vida. Um dia, ao seguir o apressado Coelho Branco (Bill Thompson), ela entra no País das Maravilhas. Lá ela conhece diversos seres incríveis, como o Chapeleiro Louco (Ed Wynn/ Otávio França), o Mestre Gato (Sterling Holloway/ José Vasconcellos), a Lagarta (Richard Haydn/ Wellington Botelho) e a Rainha de Copas (Verna Felton/ Sara Nobre).

 

14 - Peter Pan (1953)

Peter Pan é um filme de animação de aventura e fantasia americano de 1953 produzido em 1952 pela Walt Disney Productions e lançado pela RKO Radio Pictures. Baseado na peça de 1904 de J. M. Barrie, Peter Pan, or the Boy Who Wouldn't Grow Up (Peter Pan: ou O Menino Que Não Queria Crescer), O enredo do filme segue Wendy Darling e seus dois irmãos, que conhecem o Peter Pan que nunca cresce e viajam com ele para a ilha da Terra do Nunca para permanecerem jovens, onde também têm que enfrentar o arqui-inimigo de Peter, o Capitão Gancho. 

Em 1935, Walt Disney começou a considerar planos para adaptar a peça de Barrie em um filme de animação. Ele comprou os direitos do filme da Paramount Pictures em 1938 e começou o desenvolvimento preliminar no ano seguinte. No entanto, após o ataque a Pearl Harbor (1941), a Disney arquivou o projeto quando seu estúdio foi contratado pelo governo dos Estados Unidos para produzir filmes de treinamento e propaganda de guerra. O projeto ficou parado em desenvolvimento pelo resto da década até sofrer uma reviravolta em 1949. 

Peter Pan foi lançado em 5 de fevereiro de 1953, tornando-se o último longa-metragem de animação da Disney lançado pela RKO antes de Disney fundar sua própria empresa de distribuição. Uma sequência, intitulada Return to Never Land (Peter Pan - De Volta à Terra do Nunca), foi lançada em 2002, e uma série de prequels direto para DVD com foco em Tinker Bell começou em 2008. Uma adaptação live-action do filme foi lançada na Disney+ em 2023 (Peter Pan & Wendy)

 

Londres. Peter Pan (Bobby Driscoll/ Lauro Fabiano), o garoto que se recusa a crescer, espreita a casa dos Darling, pois Wendy (Kathryn Beaumont/ Therezinha), a mais velha dos filhos do casal Darling, crê que ele exista e já convenceu seus irmãos, João (Paul Collins) e Miguel (Tommy Luske). Wendy tem certeza disto, pois Peter Pan perdeu sua sombra. Aproveitando a ausência dos pais de Wendy, ele vai até a casa dela. Após recuperar sua sombra, Peter Pan ensina a Wendy, João e Miguel o que devem fazer para voar: pensar em algo bom e usar um um pó mágico, que uma pequena fada, Sininho, joga sobre eles. Peter leva as três crianças para um passeio na Terra do Nunca, um ilha encantada que é o lar de Peter, Sininho, os Garotos Perdidos e um maquiavélico pirata, o Capitão Gancho (Hans Conried/ Aloysio de Oliveira), que jurou se vingar de Peter. Gancho perdeu uma de suas mãos em um duelo com Peter Pan, com ela tendo sido comida por um crocodilo que agora segue sempre o navio do Capitão Gancho, pois quer comer o resto. Tudo realmente se complica quando Sininho fica com muito ciúme de Wendy e quer prejudicá-la.

 Conheça a história dramática da família que inspirou Peter Pan

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15 - A Dama e o Vagabundo (1955)

A Dama e o Vagabundo é um filme de animação musical estadunidense de 1955 produzido por Walt Disney e lançado pela Buena Vista Film Distribution. O 15º longa-metragem de animação da Disney, O filme foi baseado na história da revista Cosmopolitan de 1945 "Happy Dan, The Cynical Dog", de Ward Greene, e conta a história de Lady, a mimada Cocker Spaniel, enquanto ela cresce de filhote a adulto, lida com mudanças em sua família e conhece e se apaixona por Tramp, o vira-lata sem-teto.

A Dama e o Vagabundo Uma sequência direta para vídeo, Lady and the Tramp II: Scamp's Adventure, foi lançada em 27 de fevereiro de 2001, e um remake híbrido live-action/CGI estreou em 12 de novembro de 2019, como um título de lançamento para o serviço de streaming Disney+ (A Dama e o Vagabundo 2019)


Dama (Barbara Luddy/ Selma Lopes) é uma cadelinha da raça cocker spaniel, que vive na mordomia e no acolhimento da casa de seus donos, a aristocrata "Querida" (Peggy Lee/ Sônia Barreto) e seu esposo Jim (Lee Millar/ Ênio Santos). Ela sempre recebeu carinho e tudo que queria, só que com Querida grávida, ela começa a se sentir em segundo plano. É justamente nessa fase que ela conhece Vagabundo (Larry Roberts/ Aloysio de Oliveira). Ele é um cachorro de rua, vira-lata e que tem se virar para sobreviver. Até que um dia a dona de Dama viaja e deixa o bebê recém-nascido sob os cuidados de Tia Sarah (Vera Felton/ Estelita Bell) , uma mulher que tem dois malvados gatos siameses. Eles armam uma tremenda confusão e culpam a cadelinha, que para se proteger tem de fugir. Dama então se perde na cidade, e vai depender da ajuda de Vagabundo para sobreviver e também para voltar aos seus donos humanos. 




16 - A Bela Adormecida (1959)

Sleeping Beauty (A Bela Adormecida) é um filme de fantasia musical animado americano de 1959 produzido pela Walt Disney Productions e lançado pela Buena Vista Distribution. Baseado no conto de fadas de Charles Perrault de 1697 (A bela adormecida), é o 16º longa-metragem de animação da Disney. O enredo do filme segue uma jovem princesa Aurora, que foi amaldiçoada pela fada malvada Maleficent para morrer de uma picada no fuso da roda de fiar, mas foi salva pelas três boas fadas, que alteraram a maldição para que a princesa caísse em um sono profundo para ser despertada pelo beijo do amor verdadeiro.

A Bela Adormecida Uma releitura live-action do filme, contada da perspectiva de Malévola 2014, foi lançada em 2014, seguida por uma sequência em 2019 (Malévola - Dona do Mal). Nesse mesmo ano, o filme foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso como sendo "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo". 



 

17 - 101 Dálmatas (1961)

Cento e um dálmatas (também conhecido simplesmente como 101 dálmatas) é um filme de animação americano de aventura de 1961 produzido pela Walt Disney Productions e lançado pela Buena Vista Distribution. Baseado no romance de Dodie Smith de 1956 (Os Cento e Um Dálmatas, os 101 Dálmatas), Os Cento e Um Dálmatas, é o 17º longa-metragem de animação da Disney. O enredo do filme segue uma ninhada de quinze cachorros dálmatas, que são sequestrados pelo herdeira obsessiva Cruella de Vil, querendo transformar suas peles em casacos. Seus pais, Pongo e Perdita, decidiram salvar seus filhotes de Cruella, no processo de resgatar oitenta e quatro filhotes adicionais, elevando o total de dálmatas para cento e um.

O sucesso do filme fez com que a Disney o expandisse para uma franquia de mídia, com um remake em live-action lançado em 1996 (Os 101 Dálmatas), seguido por uma sequência, intitulada 102 Dálmatas, em 2000. Uma sequência animada direta para vídeo do filme de 1961, intitulada 101 Dálmatas II: Patch's London Adventure foi lançado em 2003. Uma reinicialização live-action, intitulada Cruella, foi lançada em 2021. Duas séries animadas de televisão baseadas na franquia também foram produzidas, com 101 Dálmatas: A Série em 1997 e 101 Dálmatas Rua em 2019. 


Em 101 Dálmatas, Anita (Lisa Davis/ Simone de Morais) e Roger (Ben Wright/ Helio Colonna) possuem um casal de dálmatas chamado Pongo (Rod Taylor/ Domingos Martins) e Prenda (Cate Bauer/ Maria Alice Barreto). Quando a fêmea acaba de dar a luz a 15 filhotes, Cruela De Vil (Betty Lou Gerson/ Olga Nobre), uma antiga amiga de Anita, rica e viciada em roupas de pele de animais, se propõe a comprá-los. Roger nega vender os filhotes, pois desconfia que ela queira transformar os cachorrinhos em casacos de pele. Indignada, Cruela vai contar com seus capangas para roubar os tão almejados filhotes.




18 - A Espada Era a Lei (1963)

The Sword in the Stone (A Espada Era a Lei) é um filme de comédia musical de animação americano de 1963 produzido por Walt Disney e lançado pela Buena Vista Distribution. O 18º longa-metragem de animação da Disney, é baseado no romance de T. H. White (A Espada Era a Lei). 

Foi o último filme de animação da Walt Disney Productions a ser lançado durante a vida de Walt Disney (A Espada Era a Lei foi a ultima animação sob a supervisão do gênio por trás do estúdio, já que logo ele viria a falecer) 

Um remake live-action entrou em desenvolvimento em 2015 (A Espada Era a Lei - 2015) e está programado para ser dirigido por Juan Carlos Fresnadillo e lançado no Disney+ (O remake live-action de 'A Espada é a Pedra' da Disney encontra o diretor (exclusivo).

Arthur (Rickie Sorensen/ João Carlos Barroso) é um jovem menino que sonha em se tornar cavaleiro. Reza a lenda que aquele que conseguir tirar a espada mágica da pedra se tornará o rei da Inglaterra. Merlin (Karl Swenson/ Magalhães Graça), um poderoso, mas atrapalhado mago, sabe que Arthur será o novo rei e por isso, vai até o castelo onde o garoto trabalha prepará-lo para o futuro.




19 - Mogli - O Menino Lobo (1967)

The Jungle Book (Mogli - O Menino Lobo) é um filme de comédia musical de animação americano de 1967 produzido pela Walt Disney Productions e lançado pela Buena Vista Distribution. Baseado no livro de mesmo título de Rudyard Kipling de 1894 (Mogli: O Menino Lobo), é o 19º longa-metragem de animação da Disney e o último filme de animação a ser produzido por Walt Disney, que morreu durante sua produção. O enredo do filme segue Mongli, uma criança selvagem criada na selva indiana por lobos, como seus amigos. , a pantera Bagheera e o urso Baloo, tentam convencê-lo a deixar a selva antes que o implacável tigre Shere Khan chegue. 

A Disney lançou uma adaptação live-action em 1994 (Mogli - O Menino Lobo) e uma sequência animada, The Jungle Book 2, em 2003 (Mogli - o Menino Lobo 2); um remake híbrido live-action / CGI dirigido por Jon Favreau foi lançado em 2016, com uma sequência desse filme em desenvolvimento.


Mogli (Bruce Reitherman/ José Manuel Moraes Neto) é um menino que foi criado pelo lobos na floresta. Por conta da ameaçadora presença do tigre Shere Kahn (George Sanders/ Roberto Maya), seus amigos resolvem mandá-lo para uma tribo humana. Acompanhado da pantera Baguera (Sebastian Cabot/ Luiz Motta) e do urso Balú (Phil Harris/ Alberto Perez), Mogli inicia uma longa jornada rumo à civilização.

 

 


Filmes classicos Disney (1967 -1991)


Fonte:

Wikipedia 

Disney - fandom

Disneyprincesas - fandom

Grimmstories 

Editorawish

Adorocinema 

Web.archive 

Ouvirmusica 

Aventurasnahistoria 

Goodreads 

Hollywoodreporter 

Infoescola

IMDB

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de CineTv