Serve como uma sequência do romance de 1911 (Peter and Wendy) de J. M. Barrie, com foco em um Peter Pan adulto que esqueceu sua infância. Em sua nova vida, ele é conhecido como Peter Banning, um advogado bem-sucedido, mas sem imaginação e viciado em trabalho, com uma esposa (neta de Wendy) e dois filhos. No entanto, quando seu antigo arquiinimigo, Capitão Gancho, sequestra seus filhos, ele retorna a Neverland para salvá-los. Ao longo da jornada, ele recupera as memórias de seu passado e se torna uma pessoa melhor.
Peter Pan já é adulto e tem suas crianças sequestradas pelo temível Capitão Gancho, seu arqui-inimigo. Agora, ele terá que voltar para a mágica Terra do Nunca para salvar seus filhos com a ajuda da fada Sininho, sua fiel companheira de aventuras.
Aos quarenta anos Peter Banning (Robin Williams), que um dia já foi Peter Pan, é um homem tão envolvido com o trabalho que deixou de dar atenção à família e esqueceu a sua origem. Mas o Capitão Gancho (Dustin Hoffman) sequestra seus filhos, obrigando-o a retornar a Terra do Nunca.
J.M. Barrie (Johnny Depp) é um bem-sucedido autor de peças teatrais, que apesar da fama que possui está enfrentando problemas com seu trabalho mais recente, que não foi bem recebido pelo público. Em busca de inspiração para uma nova peça, Barrie a encontra ao fazer sua caminhada diária pelos jardins Kensington, em Londres. É lá que ele conhece a família Davies (A família que inspirou o Peter Pan de J.M. Barrie), formada por Sylvia (Kate Winslet), que enviuvou recentemente, e seus quatro filhos. Barrie logo se torna amigo da família, ensinando às crianças alguns truques e criando histórias fantásticas para eles, envolvendo castelos, reis, piratas, vaqueiros e naufrágios. Inspirado por esta convivência, Barrie cria seu trabalho de maior sucesso: Peter Pan (Peter and Wendy)
Peter and Wendy – ou Peter Pan –, publicado em 1911, narra a clássica
história dos irmãos Darling, Wendy, João e Miguel, que acompanham Peter
Pan em uma viagem pela Terra do Nunca, onde convivem com índios e
sereias, estranhos animais, enfrentam o Capitão Gancho e seus piratas,
além de muitos outros perigos.Verdadeira terra da fantasia, a ilha onde
fica a Terra do Nunca é o domínio de Peter, o menino que não queria
crescer, e é para lá que ele leva crianças órfãs, “que caíram de seus
carrinhos de bebê e não foram procuradas”. Sua família – e, ao mesmo
tempo, seus “soldados” - são os Meninos Perdidos, que, como Peter,
sentem falta de uma mãe que cuide deles, os oriente, lhes conte
histórias na hora de dormir, como faz a Sra. Darling, mãe de Wendy, João
e Miguel. E é por isso e para isso que Peter ensina os três irmãos a
voar e os leva consigo pelo céu, noite adentro, para uma vida de
aventuras e de pura magia.
Fonte: