Lista de filmes animados da Disney
15 - A Dama e o Vagabundo (1953)
Lady and the Tramp é um filme de animação musical romântico americano de 1955 produzido pela Walt Disney Productions e lançado pela Buena Vista Film Distribution. Baseado na história da revista Cosmopolitan de Ward Greene de 1945 "Happy Dan, the Cynical Dog", foi dirigido por Hamilton Luske, Clyde Geronimi e Wilfred Jackson. o filme segue Lady, a mimada Cocker Spaniel, enquanto ela cresce de filhote para adulta, lida com mudanças em sua família e conhece e se apaixona pelo vira-lata sem-teto Tramp.
Lady and the Tramp foi lançado nos cinemas em 22 de junho de 1955, com sucesso de bilheteria. Foi o primeiro filme de animação a ser filmado no processo de filme widescreen CinemaScope (foi um processo de filmagem e projeção que utilizava lentes anamórficas), bem como o primeiro filme de animação da Disney a ser distribuído por sua divisão Buena Vista após sua separação da RKO Radio Pictures.
Uma sequência direta para vídeo, intitulada Lady and the Tramp II: Scamp's Adventure, foi lançada em 2001 (A Dama e o Vagabundo 2 - As Aventuras de Banzé), e um remake híbrido live-action/CGI estreou em 2019 como um título de lançamento para o serviço de streaming Disney+.
Dama (Barbara Luddy/ Selma Lopes) é uma cadelinha da raça cocker spaniel, que vive na mordomia e no acolhimento da casa de seus donos, a aristocrata "Querida" (Peggy Lee/ Sônia Barreto) e seu esposo Jim (Lee Millar/ Ênio Santos). Ela sempre recebeu carinho e tudo que queria, só que com Querida grávida, ela começa a se sentir em segundo plano. É justamente nessa fase que ela conhece Vagabundo (Larry Roberts/ Aloysio de Oliveira). Ele é um cachorro de rua, vira-lata e que tem se virar para sobreviver. Até que um dia a dona de Dama viaja e deixa o bebê recém-nascido sob os cuidados de Tia Sarah (Vera Felton/ Estelita Bell) , uma mulher que tem dois malvados gatos siameses. Eles armam uma tremenda confusão e culpam a cadelinha, que para se proteger tem de fugir. Dama então se perde na cidade, e vai depender da ajuda de Vagabundo para sobreviver e também para voltar aos seus donos humanos.
16 - A Bela Adormecida (1959)
A Bela Adormecida é um filme de fantasia musical animado americano de 1959 produzido pela Walt Disney Productions e lançado pela Buena Vista Distribution. Baseado no conto de fadas de Charles Perrault de 1697 (Bela Adormecida), a produção foi supervisionada por Clyde Geronimi e dirigida por Wolfgang Reitherman, Eric Larson e Les Clark. o filme segue a Princesa Aurora, que foi amaldiçoada pela fada malvada Malévola a morrer de uma picada do fuso de uma roda de fiar. Ela é salva por três fadas boas, que alteram a maldição de Aurora para que ela caia em um sono profundo e seja despertada pelo beijo do amor verdadeiro.
A Bela Adormecida começou a ser desenvolvida em 1950. Foi o filme de animação mais caro da Disney na época. Seu estilo de arte semelhante a uma tapeçaria foi idealizado por Eyvind Earle, que se inspirou na arte europeia pré-renascentista; sua trilha sonora e canções, compostas por George Bruns, foram baseadas no balé de Pyotr Tchaikovsky de 1889. A Bela Adormecida foi o primeiro filme de animação a usar o processo widescreen Super Technirama 70 e foi o segundo longa-metragem de animação filmado em widescreen anamórfico, depois de A Dama e o Vagabundo (1955).
Foi lançado nos cinemas em 29 de janeiro de 1959, O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora de um Filme Musical no 32º Oscar (Oscar 1960), (Sleeping Beauty).
Malévola, uma releitura live-action do filme da perspectiva de Malévola, foi lançado em 2014, seguido por uma sequência, Malévola: Dona do Mal, em 2019.
Todo o reino comemora quando nasce a princesa Aurora (Mary Costa/ Maria Alice Barreto), filha dos reis Estevão (Taylor Holmes/ Roberto de Cleto) e Leah (Verna Felton/ Selma Lopes). Três fadas, Fauna (Barbara Jo Allen/ Nádia Maria), Flora (Verna Felton/ Nancy Wanderley) e Primavera (Barbara Luddy/ Joyce de Oliveira), dão presentes mágicos à recém nascida. Em meio à festa surge Malévola (Eleanor Audley/ Heloísa Helena), que amaldiçoa Aurora dizendo que ela morrerá quando completar 16 anos, ao espetar o dedo em uma roca. Primavera consegue fazer um feitiço no bebê, de forma que Aurora desperte do sono eterno ao receber um beijo de amor. Para protegê-la, as fadas passam a cuidar dela como se fosse sua filha, recebendo o nome de Briar Rose. Ao completar 16 anos Aurora conhece o príncipe Filipe (Bill Shirley/ Maurício Sherman), por quem se apaixona. Só que Malévola sequestra o príncipe e, como havia previsto, faz com que Aurora espete o dedo e caia em sono profundo.
17 - 101 Dálmatas (1961)
One Hundred and One Dalmatians (também conhecido como 101 Dálmatas) é um filme de comédia de aventura e animação americano de 1961 produzido pela Walt Disney Productions com distribuição pela Buena Vista Distribution. Adaptado do romance de The 101 Dalmatians de Dodie Smith de 1956, o filme foi dirigido por Hamilton Luske, Clyde Geronimi e Wolfgang Reitherman a partir de um roteiro de Bill Peet.
O enredo do filme segue uma ninhada de quinze filhotes de dálmata, que são sequestrados pela socialite obsessiva Cruella De Vil, querendo transformar suas peles em casacos. Pongo e Perdita partem em uma missão de resgate cross-country para salvar a ninhada da maníaca Cruella, no processo resgatando 84 dálmatas adicionais, elevando o total de dálmatas para 101.
Cento e Um Dálmatas foi lançado nos cinemas em 25 de janeiro de 1961,
O sucesso do filme fez a Disney expandi-lo para uma franquia de mídia, com um remake live-action lançado em 1996 (Os 101 Dálmatas), seguido por uma sequência em 2000. Uma sequência animada direta para vídeo do filme de 1961, 101 Dálmatas II: A Aventura de Patch em Londres,
foi lançada em 2003. Duas séries animadas de televisão baseadas na
franquia também foram produzidas, com 101 Dálmatas: A Série em 1997 e
101 Dalmatian Street em 2019. Um reboot live-action, Cruella, foi
lançado em 2021.
Em 101 Dálmatas, Anita (Lisa Davis/ Simone de Morais) e Roger (Ben Wright/ Helio Colonna) possuem um casal de dálmatas chamado Pongo (Rod Taylor/ Domingos Martins) e Prenda (Cate Bauer/ Maria Alice Barreto). Quando a fêmea acaba de dar a luz a 15 filhotes, Cruela De Vil (Betty Lou Gerson/ Olga Nobre), uma antiga amiga de Anita, rica e viciada em roupas de pele de animais, se propõe a comprá-los. Roger nega vender os filhotes, pois desconfia que ela queira transformar os cachorrinhos em casacos de pele. Indignada, Cruela vai contar com seus capangas para roubar os tão almejados filhotes.
18 - A Espada Era a Lei (1963)
The Sword in the Stone é um filme de comédia musical de fantasia animado americano de 1963 produzido por Walt Disney e lançado pela Buena Vista Distribution. É baseado no romance A Espada Era a Lei de T. H. White, publicado pela primeira vez em 1938 (A Espada na Pedra) e depois revisado e republicado em 1958 como o primeiro livro da tetralogia arturiana de White, The Once and Future King. Foi o último filme de animação da Walt Disney Productions a ser lançado durante a vida de Walt Disney.
A Disney adquiriu os direitos de filmagem do romance em 1939, e houve várias tentativas de desenvolver o filme nas duas décadas seguintes antes que a produção do filme começasse oficialmente. Bill Peet escreveu a história do filme, enquanto as músicas foram escritas pelos Sherman Brothers.
Arthur (Rickie Sorensen/ João Carlos Barroso) é um jovem menino que sonha em se tornar cavaleiro. Reza a lenda que aquele que conseguir tirar a espada mágica da pedra se tornará o rei da Inglaterra. Merlin (Karl Swenson/ Magalhães Graça), um poderoso, mas atrapalhado mago, sabe que Arthur será o novo rei e por isso, vai até o castelo onde o garoto trabalha prepará-lo para o futuro.
19 - O Menino Lobo (1967)
The Jungle Book é um filme de aventura musical animado americano de 1967 produzido pela Walt Disney Productions e lançado pela Buena Vista Distribution. Baseado vagamente nas histórias de "Mogli" do livro de Mogli: O Menino Lobo de Rudyard Kipling de 1894, é o último longa-metragem de animação produzido por Walt Disney, que morreu durante sua produção. Foi dirigido por Wolfgang Reitherman e escrito por Larry Clemmons, Ralph Wright, Ken Anderson e Vance Gerry.
O enredo do filme segue Mogli, uma criança selvagem criada na selva indiana por lobos, enquanto seus amigos, Bagheera, a pantera, e Baloo, o urso, tentam convencê-lo a deixar a selva antes que o tigre implacável Shere Khan chegue.
O Livro da Selva foi lançado em 18 de outubro de 1967, Disney lançou uma adaptação live-action em 1994 (O Livro da Selva) e uma sequência animada, O Livro da Selva 2, em 2003; um remake híbrido live-action/animado dirigido por Jon Favreau foi lançado em 2016 (Mogli: O Menino Lobo), com uma sequência para esse filme em desenvolvimento.
Mogli (Bruce Reitherman/ José Manuel Moraes Neto) é um menino que foi criado pelo lobos na floresta. Por conta da ameaçadora presença do tigre Shere Kahn (George Sanders/ Roberto Maya), seus amigos resolvem mandá-lo para uma tribo humana. Acompanhado da pantera Baguera (Sebastian Cabot/ Luiz Motta) e do urso Balú (Phil Harris/ Alberto Perez), Mogli inicia uma longa jornada rumo à civilização.
20 - Aristogatas (1970)
Aristogatas
Em Aristogatas, para garantir o futuro da gata Duquesa e de seus três gatinhos, Marie, Berlioz e Toulouse, a rica madame Bonnefamille decide deixar para os animais todas as suas riquezas, para desespero do malvado mordomo Edgar.
21 - Robin Hood (1973)
Robin Hood é um fora-da-lei que decide formar uma gangue na floresta de Sherwood para lutar contra as injustiças e tiranias do Príncipe João e do Xerife de Nottingham.
22 - As Muitas Aventuras do Ursinho Puff (1977)
Três segmentos do Ursinho Puff (Puff e Árvore de Mel, Puff e o Dia Chuvoso e Puff e o Tigre Saltador), que juntamente com seus amigos enfrentará uma enchente, será envolvido com um enxame de abelhas e se divertirão com um famoso trigre saltador.
23 - Bernardo e Bianca (1977)
A Sociedade de Proteção e Ajuda, formada por camundongos de diversos países, se reúne no prédio da ONU devido à descoberta de uma garrafa que contém uma mensagem de ajuda, enviada pela garota Penny (Michelle Stacy). Bianca (Eva Gabor), uma das representantes da reunião, se oferece para investigar o caso. Para que ela não parta sozinha nesta missão é enviado também Bernardo (Bob Newhart), o porteiro da reunião, que está atraído por Bianca. Juntos eles partem para o orfanato em que Penny morava, para descobrir pistas sobre seu paradeiro atual.
24 - O Cão e a Raposa (1981)
The Fox and the Hound (O Cão e a Raposa) é um filme de animação americano de 1981, do gênero drama, produzido pela Walt Disney Productions e vagamente baseado no romance de 1967 A Raposa e o Cão de Daniel P. Mannix. Ele conta a história da improvável amizade entre uma raposa vermelha chamada Tod e um cão chamado Copper, enquanto eles lutam contra seus instintos emergentes e a percepção de que eles foram feitos para serem adversários. O filme foi dirigido por Ted Berman, Richard Rich e Art Stevens, marcando as estreias de Berman e Rich na direção. Foi produzido por Ron Miller, Wolfgang Reitherman e Art Stevens.
Foi relançado nos cinemas em 25 de março de 1988. Uma sequência intermediária, The Fox and the Hound 2, foi lançada diretamente em DVD em 12 de dezembro de 2006.
Um filhote de raposa órfão e um cachorrinho viram grandes amigos quando pequenos, mas a amizade deles se mostra impossível pois eles pertencem a mundos diferentes, e acabam tomando rumos distintos e se separando pelo destino. Quando adultos, eles se reencontram em uma situação que vai colocar à prova essa bela amizade e que talvez transforme os dois amigos de longa data em inimigos.
25 - O Caldeirão Mágico (1985)
The Black Cauldron (O Caldeirão Mágico) é um filme de aventura de fantasia sombria animado americano de 1985 produzido pela Walt Disney Productions em associação com a Silver Screen Partners II e lançado pela Walt Disney Pictures. É vagamente baseado nos dois primeiros livros de The Chronicles of Prydain de Lloyd Alexander, uma série de cinco romances que são por sua vez baseados na mitologia galesa.
Ambientado na terra mítica de Prydain durante a Alta Idade Média, o filme é centrado em um imperador perverso conhecido como o Rei Chifrudo, que espera garantir um antigo caldeirão mágico que o ajudará em seu desejo de conquistar o mundo. Ele se opõe ao jovem pastor de porcos Taran, à jovem Princesa Eilonwy, ao bardo tocador de harpa Fflewddur Fflam e a uma criatura selvagem amigável chamada Gurgi, que buscam destruir o caldeirão para impedir que o Rei Chifrudo governe o mundo.
primeiro filme de animação da Disney a ser gravado em Dolby Stereo. Desde então, ganhou seguidores cult.
O tirano Rei Horned está planejando acabar com o poderes mágicos de um caldeirão. Mas Taran assume a missão de impedir que isso aconteça e para tanto, conta com a ajuda de seus amigos. Para salvar o caldeirão mágico, eles deverão enfrentar bruxas, monstros e outros seres do mal.
26 - As Peripécias de um Ratinho Detetive (1986)
O Grande Rato Detective (lançado como Basil the Great Mouse Detective (Basil, o Grande Rato Detetive) em alguns países e como The Adventures of the Great Mouse Detective (As Aventuras do Grande Rato Detetive) para seu relançamento americano de 1992) é um filme de animação de mistério e aventura americano de 1986 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. É baseado na série de livros infantis Basil of Baker Street de Eve Titus e Paul Galdone, e foi escrito e dirigido por John Musker, Dave Michener, Ron Clements e Burny Mattinson em suas estreias na direção de longas-metragens. O enredo do filme segue Basil of Baker Street, um detetive de ratos que se compromete a ajudar a jovem ratinha Olivia a encontrar e salvar seu pai do gênio do crime e inimigo jurado de Basil, o Professor Ratigan.
The Great Mouse Detective se baseia fortemente na tradição de Sherlock Holmes com um rato heróico que conscientemente emula o detetive.
Basil é um ratinho detetive. É considerado o Sherlock Holmes dos roedores. Ele está investigando o desaparecimento de um homem famoso por fazer brinquedos. Basil acredita que Ratagão, seu arqui-inimigo, pode estar envolvido com o desaparecimento do senhor Flaversham, o fabricante de brinquedos. Durante as investigações, o ratinho descobre que Ratagão planeja sequestrar a rainha e se declarar o rei.
27 - Oliver e Sua Turma (1988)
Oliver & Company é um filme de animação musical de aventura americano de 1988 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado em 18 de novembro de 1988 pela Walt Disney Pictures. É vagamente baseado no romance de Charles Dickens Oliver Twist. No filme, Oliver é um gatinho sem-teto que se junta a uma gangue de cães para sobreviver nas ruas. Entre outras mudanças, o cenário do filme foi realocado de Londres do século XIX para Nova York dos anos 1980, a gangue de Fagin é composta de cães (um dos quais é Dodger) e Sykes é um agiota.
Foi então lançado em home video no mesmo ano, e novamente em 2002 e 2009 em DVD. O filme foi lançado em Oliver e Sua Turma em Blu-ray Disc em 2013, comemorando seu 25º aniversário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário