Filmes Disney (2000 à 2010) - era renascentista pós-animação da Disney nos anos 2000

 

 

Filmes Disney



Lista de filmes animados da Disney

 

38 - Fantasia 2000 (1999)

Fantasia 2000 é um filme de antologia musical animado americano de 1999 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. Produzido por Roy E. Disney e Donald W. Ernst, é a sequência do longa-metragem de animação de 1940 da Disney, Fantasia. Como seu antecessor, Fantasia 2000 consiste em segmentos animados com peças de música clássica. 

 

O clássico de 1940 da Walt Disney Pictures, Fantasia, retorna com um um toque a mais de magia tecnológica. Combinando animação tradicional com gerada por computador (CGI), este musical de gala apresenta seis novos segmentos, cada um criado por diretores e equipes criativas diferentes.

 
 

39 - Dinossauro 2000 (2000)

Dinosaur é um filme de aventura live-action/animação americano de 2000 produzido pela Walt Disney Feature Animation em associação com The Secret Lab, e lançado pela Walt Disney Pictures. O filme foi dirigido por Ralph Zondag e Eric Leighton (em sua estreia na direção de longas-metragens) e produzido por Pam Marsden, a partir de um roteiro escrito por John Harrison, Robert Nelson Jacobs e Walon Green, e uma história do trio ao lado de Zondag e Thom Enriquez.

A história segue um jovem Iguanodon que foi adotado e criado por uma família de lêmures em uma ilha tropical. Eles são forçados a ir para o continente por um impacto catastrófico de meteoro; partindo para encontrar um novo lar, eles se juntam a um rebanho de dinossauros indo para o "Nesting Grounds", mas devem lidar com o líder severo do grupo, bem como perigos externos, como o predador Carnotaurus. 

Dinosaur também é o primeiro filme da Walt Disney Feature Animation a ser animado em 3D. Dinosaur foi lançado em 19 de maio de 2000, com críticas geralmente positivas dos críticos, que elogiaram a sequência de abertura, trilha sonora e animação do filme, mas criticaram a história por sua falta de originalidade. 


A jornada do iguanodonte Aladar para encontrar outros seres de sua espécie. Devido a uma série de acontecimentos, o ovo em que nasceu foi separado de sua raça e Aladar precisa agora encontrá-los em meio uma chuva de meteoros flamejantes e cada vez maior escassez de água.

 

40 -  A Nova Onda do Imperador (2000)

The Emperor's New Groove é um filme de comédia de fantasia e animação americano de 2000 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. Foi dirigido por Mark Dindal e produzido por Randy Fullmer, a partir de um roteiro escrito por David Reynolds e baseado em uma história concebida por Dindal e Chris Williams. 

Inspirado na antiga cultura peruana e ambientado em um império inca, The Emperor's New Groove acompanha o jovem e egocêntrico Imperador Kuzco (dublado por Spade), que é acidentalmente transformado em uma lhama por sua ex-conselheira, Yzma (Kitt), e seu capanga estúpido, mas afável, Kronk (Warburton). Para que o imperador volte a ser humano, ele confia a um líder da aldeia, Pacha (Goodman), para escoltá-lo de volta ao palácio antes que Yzma possa rastreá-los e acabar com ele. 

Nos anos desde seu lançamento, The Emperor's New Groove conquistou seguidores cult entre os fãs. Foi indicado ao Oscar 2001 de Melhor Canção Original pela música "My Funny Friend and Me", interpretada por Sting; esse prêmio foi para "Things Have Changed", de Bob Dylan, do Wonder Boys. Uma sequência spin-off direto para vídeo, Kronk's New Groove, foi lançada em 2005, e uma série de televisão animada, The Emperor's New School, foi ao ar no Disney Channel de 2006 a 2008. 

 

A Nova Onda do Imperador

Em um reino mítico e rodeado de montanhas, o jovem e arrogante Imperador Kuzco transformado em uma lhama por sua conselheira, a poderosa bruxa Yzma. Perdido na floresta, a única chance de Kuzco recuperar seu trono é contando com a ajuda de Pacha, um simplório camponês.

 

 

41 - Atlantis - O Reino Perdido (2001)

Atlantis: The Lost Empire é um filme de ação e aventura de fantasia científica de animação americano de 2001 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. Foi dirigido por Gary Trousdale e Kirk Wise e produzido por Don Hahn, a partir de um roteiro de Tab Murphy e uma história de Murphy, Wise, Trousdale, Joss Whedon e a equipe de roteiristas de Bryce Zabel e Jackie Zabel. 

O filme se passa em 1914 e conta a história do jovem linguista Milo Thatch, que ganha posse de um livro sagrado, que ele acredita que o guiará e a uma equipe de mercenários até a cidade perdida de Atlântida. Uma sequência direta para vídeo, Atlantis: Milo's Return, foi lançada em 2003.


O explorador Milo Thatch (Michael J. Fox) recebe inesperadamente um mapa que indica a exata localização da cidade perdida de Atlantis. Juntamente com o Capitão Rourke (James Garner) e sua tripulação, ele parte em busca da cidade a bordo de um submarino, bancado por um excêntrico magnata. Porém, para encontrar Atlantis Milo, Rourke e sua tripulação terão que enfrentar os mais diversos obstáculos ao longo da jornada submarina. 



42 - Lilo & Stitch (2002)

Lilo & Stitch é um filme de animação americano de 2002, do gênero comédia dramática e ficção científica, produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. Foi escrito e dirigido por Chris Sanders e Dean DeBlois (em suas estreias na direção de longas-metragens) e produzido por Clark Spencer, 

Baseado em uma história original criada por Sanders. A história do filme é sobre dois indivíduos: uma garota havaiana órfã chamada Lilo Pelekai, que é criada por sua irmã mais velha, Nani, após a morte de seus pais, e a criatura extraterrestre geneticamente modificada Experiment 626, que Lilo adota como seu "cachorro" e renomeia "Stitch". Stitch, que foi projetado para causar caos e destruição, inicialmente usa Lilo para evitar a recaptura por uma federação intergaláctica. Eles desenvolvem um vínculo estreito por meio do conceito havaiano de ʻohana, ou família extensa, fazendo com que Stitch reconsidere seu propósito destrutivo pretendido para manter sua nova família unida. Foi indicado para Melhor Filme de Animação no 75º Oscar (Oscar 2003), mas perdeu para A Viagem de Chihiro. O sucesso do filme o tornou um destaque da era renascentista pós-animação da Disney nos anos 2000, gerando uma franquia que inclui três sequências de filmes direto para vídeo e três séries de televisão. Uma adaptação live-action está programada para ser lançada em 2025 (Lilo & Stitch - 2025

Live-action de “Lilo & Stitch” ganha teaser e previsão de estreia 

 

Lilo (Daveigh Chase) é uma pequena garota havaiana de 5 anos que adora cuidar de animais menos favorecidos e vive com sua irmã Nani (Tia Carrere). Lilo tem o costume de coletar lixo reciclável nas praias para, com o dinheiro recebido, comprar comida para peixes e nadar até o alto-mar para alimentá-los. Até que, num belo dia, ela encontra um cachorro e decide adotá-lo. Entretanto, este cachorro na verdade é Stitch (Chris Sanders), um ser alienígena que é um dos criminosos mais perigosos da galáxia. Stitch foi preso em um planeta distante pela polícia interplanetária, mas ao ser encaminhado para um planeta-prisão consegue escapar, caindo acidentalmente na Terra. Agora, para escapar da polícia que ainda o persegue, Stitch esconde quatro de suas seis pernas e decide se fazer passar por um cachorro comum, desenvolvendo com o tempo um laço de amizade com Lilo.

 

 

43 - Planeta do Tesouro (2002) 

Treasure Planet é um filme de ação e aventura de ficção científica de animação estadunidense de 2002 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. É uma adaptação de ficção científica do romance de aventura Treasure Island (1883) de Robert Louis Stevenson, e é a terceira releitura da história em um cenário espacial, seguindo o filme búlgaro Treasure Planet (1982) e a minissérie italiana Treasure Island in Outer Space (1987). É a terceira adaptação da Disney do romance, seguindo Treasure Island (1950) e Muppet Treasure Island (1996). No cenário do filme, naves espaciais são movidas por velas solares e lembram os veleiros do século XVIII do Treasure Island original. O filme foi dirigido por John Musker e Ron Clements, ambos os quais também produziram o filme com Roy Conli, a partir de um roteiro escrito por Clements, Musker e Rob Edwards, e uma história concebida pelos diretores e pela equipe de roteiristas Ted Elliott e Terry Rossio.  Foi indicado para Melhor Filme de Animação no 75º Oscar (Oscar 2003), mas perdeu para A Viagem de Chihiro (2001). O filme ganhou seguidores cult.

Jim Hawkins (Joseph Gordon-Levitt) é um adolescente que encontra o mapa de um grande tesouro, escondido tempos atrás por um pirata espacial. Juntamente com alguns amigos, ele parte em uma grande nave espacial, que tem o formato de uma caravela, em sua busca. Porém, as maiores ameaças que enfrentará no decorrer de sua jornada não serão suficientes para prepará-lo para o pior: a inesperada traição de um de seus melhores amigos. 



44 - Irmão Urso (2003)

Brother Bear é um filme de comédia-drama de fantasia musical animado americano de 2003 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. Foi dirigido por Aaron Blaise e Robert Walker (em suas estreias na direção de longas-metragens) e produzido por Chuck Williams, a partir de um roteiro escrito por Tab Murphy, Lorne Cameron, David Hoselton e a equipe de roteiristas Steve Bencich e Ron J. Friedman. Brother Bear segue um garoto nativo do Alasca chamado Kenai que mata um urso-cinzento como retribuição pela morte de seu irmão mais velho. Os Grandes Espíritos, indignados com a matança desnecessária, transformam Kenai em um urso como punição. Para se tornar humano novamente, Kenai viaja para uma montanha onde as luzes do norte tocam a terra, forjando um relacionamento com um filhote chamado Koda ao longo do caminho. Uma sequência direto para vídeo, Brother Bear 2, foi lançada em 29 de agosto de 2006. Enredo

 

Em busca de vingança por seu irmão ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade sob a ótica dos animais. Logo faz amizade com outro urso, Koda, mas se vê em apuros quando seu próprio irmão começa a caçá-lo.

 

 

45 - Nem que a Vaca Tussa (2004)

Home on the Range é um filme de comédia musical de faroeste americano de 2004 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. Foi o último filme de animação tradicional da Disney lançado até A Princesa e o Sapo em 2009. O filme foi escrito e dirigido por Will Finn e John Sanford, e produzido por Alice Dewey Goldstone, a partir de uma história de Finn, Sanford, Mark Kennedy, Michael LaBash, Sam Levine e Robert Lence.  

Ele apresenta canções originais escritas por Alan Menken e Glenn Slater, e uma trilha sonora orquestral musical original também composta por Menken. Nomeado em homenagem à popular canção de cowboy "Iôdel Êidel Ídol Áidol U (Tiroleio)"(Nem que a Vaca Tussa), que também serve como canção estadual do Kansas.

Home on the Range se passa no Velho Oeste e é centrado em um trio incompatível de vacas leiteirasa atrevida e aventureira Maggie; a afetada e adequada Sra. Calloway; e a despreocupada Grace. As três vacas devem capturar um ladrão de gado infame chamado Alameda Slim para sua recompensa, a fim de salvar sua fazenda idílica da execução hipotecária. Ajudando-os em sua busca está Lucky Jack, um coelho briguento de pernas de pau, e um cavalo egoísta chamado Buck, trabalhando ansiosamente a serviço de Rico, um famoso caçador de recompensas, que busca a glória para si mesmo.


Nem Que a Vaca Tussa

A fazenda Caminho do Paraíso está em pânico, pois uma ação de despejo ameaça acabar com o local. Temendo ir para o matadouro, os animais da fazenda decidem ajudar a dona a conseguir a quantia necessária para pagar a hipoteca. O alvo escolhido pelo grupo é o perigoso bandido Alameda Slim, que tem uma grande recompensa reservada para quem capturá-lo.



46 - O Galinho Chicken Little (2005)

Chicken Little é um filme de comédia de ficção científica de animação americano de 2005 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. Foi dirigido por Mark Dindal a partir de um roteiro de Steve Bencich, Ron J. Friedman e Ron Anderson, baseado em uma história de Dindal e Mark Kennedy, vagamente inspirada no conto popular europeu "Henny Penny", conhecido nos Estados Unidos como "Chicken Little".  

Nesta versão, O Galinho Chicken Little) é ridicularizado por sua cidade por causar pânico, pensando que o céu estava "caindo". Um ano depois, ele tenta consertar sua reputação, seguido por uma verdade inesperada sobre seu passado sendo revelada. O filme é dedicado ao artista e escritor da Disney Joe Grant, que morreu antes do lançamento do filme.


O Galinho Chicken Little

Chicken Little (Zach Braff) é um galo cheio de imaginação, que vive aprontando as maiores confusões. Um dia ele provoca pânico generalizado na cidade onde vive, ao confundir a queda de uma avelã com um pedaço do céu que esteja caindo. Após a verdade vir à tona, Chicken Little perde todo o crédito junto aos habitantes, que não acreditam mais no que ele diz. Porém, quando um pedaço do céu realmente cai em sua cabeça, ele precisa encontrar um jeito de salvar a cidade sem fazer com que todos entrem em pânico mais uma vez.



47 - A Família do Futuro (2007)

Meet the Robinsons é um filme de comédia dramática e ficção científica de animação americano de 2007 produzido pela Walt Disney Animation Studios e lançado pela Walt Disney Pictures. É vagamente baseado no livro infantil de 1990 A Day with Wilbur Robinson de William Joyce (Um dia com Wilbur Robinson). O filme foi dirigido por Stephen J. Anderson (em sua estreia como diretor) e produzido por Dorothy McKim, a partir de um roteiro que Anderson coescreveu com Don Hall, Nathan Greno, Joe Mateo, Jon Bernstein, Michelle Spitz e Aurian Redson.  

Ele segue um inventor órfão de 12 anos, Lewis, que está desesperado para ser adotado. Ele conhece Wilbur Robinson, um jovem viajante do tempo que o leva ao ano de 2037 para visitar sua família excêntrica. Eles devem impedir que um misterioso homem de chapéu-coco mude o destino de Lewis e, por procuração, o futuro.


Lewis (Daniel Hansen) é um jovem responsável por invenções brilhantes e surpreendentes. Seu mais recente trabalho é o escâner de memória, uma máquina que o ajudará a encontrar sua mãe biológica, o que permitirá que ele enfim tenha uma família. Porém antes mesmo de utilizá-la a máquina é roubada pelo Bandido do Chapéu Coco (Stephen J. Anderson). Lewis recebe então a visita de Wilbur Robinson (Wesley Singerman), um jovem misterioso que o leva em uma viagem no tempo. Já no futuro Lewis conhece os Robinsons, a família de Wilbur, que o ajudará a recuperar o escâner de memória.



48 - Bolt - Supercão (2008)

Bolt é um filme de comédia de aventura e animação americano de 2008 produzido pela Walt Disney Animation Studios e lançado pela Walt Disney Pictures. Foi dirigido por Chris Williams e Byron Howard (em suas estreias na direção de longas-metragens) e produzido por Clark Spencer, a partir de um roteiro escrito por Williams e Dan Fogelman.  

O enredo do filme é centrado em um cachorro chamado Bolt, que passou a vida inteira no set de uma série de televisão e acredita firmemente que tem superpoderes. Quando sua amada dona Penny é "sequestrada" no programa, Bolt foge do set para resgatá-la, eventualmente se juntando ao sarcástico gato de rua Mittens e um hamster chamado Rhino, que é fã da série de televisão de Bolt, para embarcar em uma jornada cross-country de volta para casa. O filme foi indicado a uma série de prêmios, como o Oscar 2009 de Melhor Longa-Metragem de Animação, o Globo de Ouro de Melhor Longa-Metragem de Animação e o Globo de Ouro de Melhor Canção Original. 

 

 

Bolt - Supercão

Bolt (John Travolta) é um cachorro que estrela uma série de TV, na qual possui superpoderes. Sua companheira é Penny (Miley Cyrus), com quem vive diversas aventuras. Entretanto Bolt não sabe que o mundo que o cerca é falso, acreditando que realmente possui dons especiais. Quando, nas gravações de um dos episódios, Penny é sequestrada pelo dr. Calico (Malcolm McDowell), o vilão da série, ele consegue fugir do furgão em que vive e parte atrás dela. Ao lidar com a vida real é que, aos poucos, ele toma consciência de que não tem superpoderes e é um cachorro normal.



49 - A Princesa e o Sapo (2009)

A Princesa e o Sapo é um filme de comédia romântica e musical de animação americano de 2009 produzido pela Walt Disney Animation Studios e lançado pela Walt Disney Pictures. É inspirado em parte pelo romance de 2002 The Frog Princess de E. D. Baker (A série Contos da Princesa Sapo), que por sua vez é baseado no conto popular alemão "The Frog Prince" conforme coletado pelos Irmãos Grimm. O filme foi dirigido por John Musker e Ron Clements e produzido por Peter Del Vecho, a partir de um roteiro que Clements e Musker coescreveram com Rob Edwards. 

o filme conta a história de uma garçonete trabalhadora chamada Tiana que sonha em abrir seu próprio restaurante. Depois de beijar o príncipe Naveen, que foi transformado em sapo pelo maligno feiticeiro vodu Facilier, Tiana se torna um sapo também e os dois devem encontrar uma maneira de se tornarem humanos novamente antes que seja tarde demais. Marcou o breve retorno da Disney à animação tradicional, pois foi o primeiro filme tradicionalmente animado do estúdio de animação mainstream desde Home on the Range (2004). Recebeu três indicações ao Oscar 2010 na 82ª edição do Oscar: uma de Melhor Filme de Animação e duas de Melhor Canção Original ("Quase Lá", "Lá Em Nova Orleans"

 

A Princesa e o Sapo

Tiana (Anika Noni Rose) é uma bela jovem que vive em Nova Orleans. Desde criança ela sonha em ter um restaurante próprio, o que faz com que tenha dois empregos e junte o máximo de dinheiro possível. Para conseguir a quantia necessária para que possa enfim alugar o imóvel de seus sonhos, ela aceita trabalhar na festa realizada por Charlotte LaBouff (Jennifer Cody), sua amiga de infância. Charlotte deseja conquistar o príncipe Naveen (Bruno Campos), que acaba de chegar à cidade. Entretanto, um incidente faz com que Tiana troque de roupa e, no quarto de Charlotte, use um de seus vestidos. É quando surge um sapo, anunciando ser um príncipe e pedindo a Tiana que lhe conceda um beijo, para que o feitiço nele aplicado seja quebrado. De início Tiana acha a ideia repugnante, mas aceita ao receber a promessa do príncipe de que conseguirá para ela a quantia necessária para concretizar o aluguel. Só que, ao beijá-lo, ao invés dele se tornar humano novamente, é Tiana quem se transforma em sapo.

 

 

50 - Enrolados (2010)

Enrolados é um filme de comédia de fantasia e aventura musical animado americano de 2010 produzido pela Walt Disney Animation Studios e lançado pela Walt Disney Pictures. Vagamente baseado no conto de fadas alemão "Rapunzel" na coleção de contos populares publicados pelos Irmãos Grimm, o filme foi dirigido por Nathan Greno e Byron Howard (na estreia do primeiro na direção de longas-metragens) e produzido por Roy Conli, a partir de um roteiro escrito por Dan Fogelman.  

Enrolados conta a história de Rapunzel, uma jovem princesa perdida com longos cabelos loiros mágicos que anseia por deixar sua torre isolada. Ela aceita a ajuda de um intruso, o fora-da-lei Flynn Rider, para levá-la para o mundo que ela nunca viu. O filme empregou um estilo artístico único ao misturar recursos de imagens geradas por computador (CGI) e animação tradicional, ao mesmo tempo em que usava renderização não fotorrealista para criar a impressão de uma pintura.  

O filme Enrolados foi indicado a vários prêmios, incluindo Melhor Canção Original "I See The Light" no 83º Oscar 2011. Foi o último papel de Richard Kiel no cinema antes de sua morte em 2014. O filme foi lançado em DVD e Blu-ray em 29 de março de 2011; um curta-metragem Enrolados para Sempre, foi lançado no final de 2012, e uma série de televisão As Enroladas Aventuras da Rapunzel estreou em 2017. 

 

Enrolados

Flynn Ryder (Zachary Levi/Luciano Huck) é o bandido mais procurado e sedutor do reino. Um dia, em plena fuga, ele se esconde em uma torre. Lá conhece Rapunzel (Mandy Moore), uma jovem prestes a completar 18 anos que tem um enorme cabelo dourado, de 21 metros de comprimento. Rapunzel deseja deixar seu confinamento na torre para ver as luzes que sempre surgem no dia de seu aniversário. Para tanto, faz um acordo com Flynn. Ele a ajuda a fugir e ela lhe devolve a valiosa tiara que tinha roubado. Só que a mamãe Gothel (Donna Murphy), que manteve Rapunzel na torre durante toda a sua vida, não quer que ela deixe o local de jeito nenhum.

  

Fonte:

Wikipedia

Disney.fandom

Ouvirmusica

Goodreads 

Grimmstories

IMDB 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de CineTv