A Noiva Cadáver |
Corpse Bride (também conhecido como Tim Burton's Corpse Bride) é um filme de animação musical de fantasia em stop-motion gótico de 2005 (A Noiva Cadáver (2005) é um filme gótico em stop-motion) dirigido por Mike Johnson (em sua estreia na direção) e Tim Burton a partir de um roteiro de John August, Caroline Thompson e Pamela Pettler, baseado em personagens criados por Burton e Carlos Grangel.
O enredo se passa em uma vila fictícia da era Vitoriana (1837 - 1901) na Inglaterra. Johnny Depp lidera o elenco como a voz de Victor, enquanto Helena Bonham Carter dá voz a Emily, a noiva titular. Uma coprodução internacional entre os Estados Unidos e o Reino Unido, produzida pela Tim Burton Productions e Laika Entertainment, e distribuída pela Warner Bros. Pictures, Corpse Bride é o primeiro longa-metragem em stop-motion dirigido por Burton depois de produzir anteriormente The Nightmare Before Christmas (O Estranho Mundo de Jack - 1993) e James and the Giant Peach (James e o Pêssego Gigante - 1996).
Corpse Bride se inspirou em um conto popular judaico do século XVII, que Joe Ranft apresentou a Burton enquanto eles estavam terminando The Nightmare Before Christmas. O trabalho no filme começou em novembro de 2003, quando Burton estava concluindo Big Fish (2003). Ele continuou com a produção de seu próximo longa-metragem live-action, Charlie and the Chocolate Factory, que foi produzido simultaneamente com o filme. A produção do longa-metragem de animação stop-motion ocorreu no 3 Mills Studios em East London. Foi filmado com SLRs digitais Canon EOS-1D Mark II, em vez das câmeras de filme de 35 mm usadas no filme stop-motion anterior de Burton, The Nightmare Before Christmas. Burton imediatamente trouxe os colaboradores regulares Depp, Carter e Danny Elfman a bordo. O filme foi dedicado ao produtor executivo Ranft, que morreu em um acidente de carro durante a produção do filme.
Corpse Bride estreou no 62º Festival Internacional de Cinema de Veneza em 7 de setembro de 2005. A Noiva Cadáver foi indicado para Melhor Filme de Animação no 78º Oscar 2006, tornando-se um dos dois primeiros filmes stop-motion a ser indicado nessa categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário