Renascimento da Disney (1989 - 1999)

 

Renascimento da Disney (1989 - 1999) é uma referência aos anos entre 1989 a 1999, que foram os anos em que os Estúdios da Disney voltaram a fazer filmes de animação de grande sucesso, sendo a maior parte baseados em histórias clássicas, renovando o interesse do público e da crítica nos filmes da Disney.  


Renascimento da Disney



s filmes animados lançados durante esse tempo incluem:

28 - A Pequena Sereia (1989)

A Pequena Sereia é um filme de fantasia musical animado americano de 1989 produzido pela Walt Disney Feature Animation em associação com a Silver Screen Partners IV e lançado pela Walt Disney Pictures. É vagamente baseado no conto de fadas dinamarquês de 1837 "A Pequena Sereia" de Hans Christian Andersen. 

A Pequena Sereia conta a história de uma princesa sereia adolescente chamada Ariel, que sonha em se tornar humana e se apaixona por um príncipe humano chamado Eric, o que a leva a fazer um acordo mágico com a bruxa do mar, Úrsula, para se tornar humana e ficar com ele (príncipe Eric). 

Walt Disney (1901 - 1966) planejou colocar a história em um pacote de filme proposto contendo as histórias de Andersen, mas descartou o projeto. Também marcou o início da era conhecida como Renascença Disney. O filme ganhou dois Oscars 1990 de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original ("Under the Sea"). 

O sucesso do filme levou a uma franquia de mídia (A Pequena Sereia (série de TV)) Uma sequência direta para vídeo foi lançada em 2000, com foco na filha de Ariel, Melody (A Pequena Sereia II - O Retorno Para o Mar). Uma prequela veio em 2008 (A Pequena Sereia: A História de Ariel). Outros trabalhos derivados e materiais inspirados no filme incluem uma apresentação musical ao vivo de 2019 na ABC como parte de The Wonderful World of Disney, e uma adaptação cinematográfica live-action de 2023 (A Pequena Sereia) dirigida por Rob Marshall e estrelada por Halle Bailey.

 

Ariel é a filha caçula do Rei Tritão, comandante dos sete mares, que está insatisfeita com sua vida. Ela deseja caminhar entre os humanos para conhecê-los melhor, mas sempre é proibida por seu pai, que considera os humanos como sendo "bárbaros comedores de peixe". Até que ela se apaixona por um jovem príncipe e, no intuito de conhecê-lo, resolve firmar um pacto com Úrsula, a bruxa do reino, que faz com que ela ganhe pernas e se torne uma verdadeira humana. Porém, Úrsula também tem seus planos e eles incluem a conquista do reino de Tritão.

 

29 - Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus (1990)

The Rescuers Down Under (Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus) é um filme de aventura animado americano de 1990 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. É a sequência do longa-metragem de animação de 1977 da Disney, The Rescuers (Bernardo e Bianca), que foi baseado nos romances de Margery Sharp. Em The Rescuers Down Under, Bernard e Bianca viajam para o Outback australiano para salvar um jovem garoto chamado Cody de um caçador furtivo vilão que quer capturar uma águia dourada ameaçada de extinção por dinheiro. Dirigido por Hendel Butoy e Mike Gabriel (em suas estreias na direção de longas-metragens) a partir de um roteiro de Jim Cox, Karey Kirkpatrick, Byron Simpson e Joe Ranft, 

 O filme também marcaria o uso total do Computer Animation Production System (CAPS), tornando-se o primeiro longa-metragem a ser completamente criado digitalmente. O software permitiu que os artistas pintassem digitalmente os desenhos dos animadores e, em seguida, compusessem as células digitais sobre a arte de fundo digitalizada. 

 

Um garoto chamado Cody tem como grande amigo uma águia dourada. Mas a amizade entre os dois sofre ameaças quando um cruel caçador decide capturá-la, e para ajudá-los, ele pede ajuda de Bernardo e Bianca, dois pequenos heróis que enfrentarão grandes perigos na terra dos cangurus.

 

30 - A Bela e a Fera (1991)

A Bela e a Fera é um filme de animação musical romântico e fantasia americano de 1991 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. É baseado no conto de fadas de 1756 de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont (A Bela e a Fera - Jeanne-Marie Leprince de Beaumont (1756)), por sua vez uma versão resumida da história de 1740 de Gabrielle-Suzanne Barbot de Villeneuve (La Belle et la Bête). O filme também incorpora ideias do filme francês de 1946 dirigido por Jean Cocteau (A Bela e a Fera - 1946). O filme foi dirigido por Gary Trousdale e Kirk Wise (em suas estreias na direção de longas-metragens), e produzido por Don Hahn, a partir de um roteiro de Linda Woolverton. 

A Bela e a Fera foca no relacionamento entre a Fera, um príncipe que é magicamente transformado em um monstro e seus servos em objetos domésticos como punição por sua arrogância e crueldade, e Bela, uma jovem mulher que ele aprisiona em seu castelo em troca da liberdade de seu pai. Para quebrar a maldição, a Fera deve aprender a amar Bela e ganhar seu amor em troca antes que a última pétala de uma rosa encantada caia, ou então ele permanecerá um monstro para sempre.

A Bela e a Fera ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme - Musical ou Comédia, o primeiro filme de animação a ganhar essa categoria. Também se tornou o primeiro filme de animação a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme no Oscar 1992. O filme ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original ("Beauty and the Beast" - Alan Menken) e Melhor Canção Original por sua canção-título (Beauty And The Beast) e recebeu indicações adicionais de Melhor Canção Original (por "Belle" e "Be Our Guest") e Melhor Som

Em abril de 1994, A Bela e a Fera se tornou o primeiro filme de animação da Disney a ser adaptado para um musical da Broadway, que durou até 2007. Uma versão IMAX (mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição de filme) do filme foi lançada em 2002, incluindo a nova música "Human Again", originalmente uma sequência musical de oito minutos com storyboard, finalmente substituída por "Something There", mas posteriormente revisada no musical de 1994 como uma peça de cinco minutos. Após o sucesso do relançamento em 3D de O Rei Leão, o filme foi relançado em 3D em 2012 (Disney dá tratamento 3D a mais clássicos). Em 2014, a revista Time classificou A Bela e a Fera como o maior filme do Renascimento da Disney (Ranking: O Renascimento da Disney do Pior ao Melhor) e um dos maiores filmes de animação de todos os tempos. Outros trabalhos derivados e materiais inspirados pelo filme incluem um remake live-action de 2017 (A Bela e a Fera) dirigido por Bill Condon, junto com outros remakes, lançados em 17 de março de 2017, com críticas geralmente positivas; bem como uma apresentação musical do filme em 2022 na ABC como parte do The Wonderful World of Disney. 

 

Em uma pequena aldeia da França vive Belle, uma jovem inteligente que é considerada estranha pelo moradores da localidade, e seu pai, Maurice, um inventor que é visto como um louco. Ela é cortejada por Gaston, que quer casar com ela. Mas apesar de todas as jovens do lugarejo o acharem um homem bonito, Belle não o suporta, pois vê nele uma pessoa primitiva e convencida. Quando o pai de Belle vai para uma feira demonstrar sua nova invenção, ele acaba se perdendo na floresta e é atacado por lobos. Desesperado, Maurice procura abrigo em um castelo, mas acaba se tornando prisioneiro da Fera, o senhor do castelo, que na verdade é um príncipe que foi amaldiçoado por uma feiticeira quando negou abrigo a ela. Quando Belle sente que algo aconteceu ao seu pai vai à sua procura. Ela chega ao castelo e lá faz um acordo com a Fera: se seu pai fosse libertado ela ficaria no castelo para sempre. A Fera concorda e todos os "moradores" do castelo, que lá vivem e também foram transformados em objetos falantes, sentem que esta pode ser a chance do feitiço ser quebrado. Mas isto só acontecerá se a Fera amar alguém e esta pessoa retribuir o seu amor, sendo que isto tem de ser rápido, pois quando a última pétala de uma rosa encantada cair o feitiço não poderá ser mais desfeito.

 

31 - Aladdin (1992)

Aladdin é um filme de comédia musical de fantasia animado americano de 1992 produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Buena Vista Pictures Distribution sob a Walt Disney Pictures. É baseado no conto popular árabe "Aladdin" de Mil e Uma Noites. O filme foi produzido e dirigido por John Musker e Ron Clements a partir de um roteiro que eles coescreveram com a equipe de roteiristas de Ted Elliott e Terry Rossio.  

O filme segue Aladdin, um menino de rua árabe que encontra uma lâmpada mágica contendo um gênio. Com a ajuda do gênio, Aladdin se disfarça de um príncipe rico e tenta impressionar o sultão de Agrabah para conquistar o coração de sua filha de espírito livre, a princesa Jasmine, enquanto o vizir maligno do sultão, Jafar, planeja roubar a lâmpada mágica. 

O sucesso de Aladdin levou a vários trabalhos derivados e outros materiais inspirados no filme, incluindo duas sequências direto para vídeo, The Return of Jafar (O Retorno de Jafar) e Aladdin and the King of Thieves (Aladdin e os 40 Ladrões), uma série de televisão animada (Aladdin (série de TV)) e uma adaptação da Broadway. Uma adaptação cinematográfica live-action dirigida por Guy Ritchie foi lançada em 24 de maio de 2019 (Aladdin).


Aladdin

Após o sultão ordenar que sua filha, a princesa Jasmine, ache um marido rapidamente, ela foge do palácio. Jasmine encontra um tipo meio malandro, Aladdin, que conquista seu coração. Porém ambos são achados pelos guardas de Jafar, o vizir do sultão. Jafar criou um feitiço para dominar o sultão, se casar com Jasmine e se tornar ele mesmo o sultão. Além disto finge que cometeu um engano e mandou decapitar Aladdin, que na verdade está vivo, pois Jafar precisa dele para conseguir uma lâmpada mágica, que é a morada de um poderoso gênio. Mas o plano de Jafar falha, pois Aladdin fica com a lâmpada graças a intervenção de um pequeno macaco, Abu, seu fiel mascote. Quando descobre que há na lâmpada um gênio poderoso, que pode se transformar em qualquer pessoa ou coisa e que lhe concederá três desejos, Aladdin planeja usá-los para conquistar Jasmine, sem imaginar que Jafar é um diabólico inimigo, que precisa ser detido.

 

32 - O Rei Leão (1994)

O Rei Leão é um filme de animação musical americano de 1994, do gênero drama e amadurecimento produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Buena Vista Pictures Distribution sob a bandeira da Walt Disney Pictures. O filme foi dirigido por Roger Allers e Rob Minkoff (em suas estreias na direção de longas-metragens) e produzido por Don Hahn, a partir de um roteiro escrito por Irene Mecchi, Jonathan Roberts e Linda Woolverton. Suas canções originais foram escritas pelo compositor Elton John e pelo letrista Tim Rice, com uma O Rei Leão (trilha sonora) de Hans Zimmer. Inspirada na vida selvagem africana, a história é modelada principalmente na peça de teatro Hamlet, de William Shakespeare (Sabia que “O Rei Leão” tem tudo a ver com um clássico de Shakespeare?), com alguma influência das histórias bíblicas de José e Moisés, e 

segue um jovem herdeiro (Simba) aparente que é forçado a fugir depois que seu tio (Scar) mata seu pai (Mufasa) e usurpa o trono. Depois de crescer no exílio, o rei legítimo (Mufasa) retorna para desafiar o usurpador (Scar) e acabar com seu governo tirânico sobre o reino. 

Recebeu dois Oscars 1995 (Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original "Can You Feel the Love Tonight"), bem como o Globo de Ouro de Melhor Filme - Musical ou Comédia. É considerado por muitos um dos maiores filmes de animação já feitos. O filme levou a muitos trabalhos derivados, como uma adaptação da Broadway em 1997; duas continuações direto para vídeo — a sequência, The Lion King II: Simba's Pride (O Rei Leão 2: O Reino de Simba - 1998), e a prequela/paralela, The Lion King 1½ (O Rei Leão 3: Hakuna Matata - 2004); duas séries de televisão, The Lion King's Timon & Pumbaa (Timão & Pumba - 1995-1999) e The Lion Guard (A Guarda do Leão - 2016-2019), esta última que estreou como um filme para televisão intitulado The Lion Guard: Return of the Roar em 2015; e um remake fotorrealista em 2019 (O Rei Leão - 2019), que também se tornou o filme de animação de maior bilheteria na época de seu lançamento. O Rei Leão é o primeiro filme da Disney a ser dublado em zulu, a única língua africana além do árabe egípcio a ter sido usada para uma dublagem de longa-metragem da Disney. 


O Rei Leão

Clássico da Disney, a animação acompanha Mufasa (voz de James Earl Jones), o Rei Leão, e a rainha Sarabi (voz de Madge Sinclair), apresentando ao reino o herdeiro do trono, Simba (voz de Matthew Broderick). O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki (voz de Robert Guillaume), mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar (voz de Jeremy Irons), o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.


30 anos de 'O Rei Leão': As versões alternativas da história que eram sombrias demais para a Disney 

Clássica animação da Disney (O Rei Leão) completa 30 anos de lançamento! Você sabe tudo sobre os filmes?


33 - Pocahontas (1995)

Pocahontas é um filme de comédia dramática histórica musical de animação americano de 1995 vagamente baseado na vida da mulher Powhatan Pocahontas e na chegada de colonos ingleses da Virginia Company (Pocahontas: a verdade e o mito de uma princesa índia). O filme romantiza o encontro de Pocahontas com John Smith e sua lendária salvação de sua vida. Foi produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. 

O filme recebeu dois Oscars 1996 de Melhor Trilha Sonora de Musical ou Comédia para Menken e Melhor Canção Original por "Colors of the Wind". De acordo com os críticos, a representação de Pocahontas como uma heroína empoderada influenciou filmes subsequentes da Disney como Mulan (1998) e Frozen (2013) (Revisitando Pocahontas aos 20 anos). O filme foi seguido por uma sequência direta para vídeo, Pocahontas II: Journey to a New World, em 1998. 

 

Pocahontas - O Encontro de Dois Mundos

Um navio parte da Inglaterra com o objetivo de encontrar o "novo mundo", tendo a bordo o governador Ratcliff (David Ogden Stiers), que está ansioso em encontrar ouro, e o capitão John Smith (Mel Gibson). Ao chegarem, John decide explorar o mundo desconhecido. Logo encontra Pocahontas (Irene Bedard), uma bela índia por quem se apaixona. Só que o povo índio e os ingleses logo entram em guerra, já que estão em disputa pelas terras da América.

 

34 - O Corcunda de Notre Dame (1996)

O Corcunda de Notre Dame é um filme de animação musical americano de 1996, produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. É vagamente baseado no romance de 1831 O Corcunda de Notre Dame de Victor Hugo. O filme foi dirigido por Gary Trousdale e Kirk Wise e produzido por Don Hahn. Foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro por sua trilha sonora (O Corcunda de Notre Dame). Uma adaptação teatral do filme foi produzida pela Walt Disney Theatrical em 1999. Uma sequência direta para vídeo, O Corcunda de Notre Dame II, foi lançada em 2002.

 

Idade Média, Paris. O corcunda Quasímodo (Mandy Patinkin) mora em uma das torres da catedral Notre Dame. Isolado e incompreendido pelo povo da época, ele se se esconde do mundo, vivendo como um pária. Durante um passeio pelo mundo exterior, ele se apaixona pela cigana Esmeralda (Salma Hayek ), uma jovem perseguida pelo sacerdote Dom Frollo (Richard Harris).

 

35 - Hércules (1997)

Hércules é um filme de comédia musical de fantasia animado americano de 1997 produzido pela Walt Disney Feature Animation para a Walt Disney Pictures. É vagamente baseado no lendário herói Hércules (conhecido no filme por seu nome romano, Hércules) (A lenda de Hércules na mitologia grega), filho de Zeus na mitologia grega. O filme foi dirigido por John Musker e Ron Clements, ambos os quais também produziram o filme com Alice Dewey Goldstone. O roteiro foi escrito por Clements, Musker, Donald McEnery, Bob Shaw e Irene Mecchi. 

O filme segue Hércules, um semideus com superforça criado entre os mortais, que deve aprender a se tornar um verdadeiro herói para ganhar de volta sua divindade e lugar no Monte Olimpo, enquanto seu tio maligno Hades planeja queda de Hércules. Hércules foi seguido mais tarde por Hércules: The Animated Series (Hércules: A Série Animada), uma série de televisão sindicalizada da Disney com foco em Hércules durante seu tempo na Prometheus Academy, e a prequela direta para vídeo Hércules: Zero to Hero (1999), que consiste em três episódios da série de TV.


Olimpo, Grécia. Na morada dos deuses só existe alegria com o nascimento de Hércules (Tate Donovan), o filho de Zeus (Rip Torn) e Hera (Samantha Eggar). Mas o deus do mundo subterrâneo, Hades (James Woods), não compartilha desta felicidade, pois conspira para tomar o lugar de Zeus, o que só poderá ser feito quando os planetas estiverem alinhados (isto demorará 18 anos) e, como foi predito, se não houver intervenção de Hércules, que na época será um jovem. Assim Hades ordena para duas entidades que dêem para Hércules uma poção que o transformará num mortal. Ela precisava ser toda ingerida e, por Hércules não ter bebido uma gota, ainda fica nele uma centelha divina, que lhe dá uma enorme força. Porém ele não é mais um deus e assim não pode viver no Olimpo. Hércules passa a ter como pais adotivos Alcmena (Barbara Barrie) e Anfitrião (Hal Holbrook). Hércules sente-se diferente dos demais jovens e então fica sabendo através de seus pais adotivos que sua origem é divina. Ele decide então voltar ao Monte Olimpo, mas para isto precisa antes se tornar um verdadeiro herói.


36 - Mulan (1998)

Mulan é um filme de ação e aventura musical de animação americano de 1998, produzido pela Walt Disney Feature Animation para a Walt Disney Pictures. Baseado na lenda chinesa de Hua Mulan (Mulan: Conheça a verdadeira lenda da maior guerreira da China), o filme foi dirigido por Barry Cook e Tony Bancroft (em suas estreias na direção) e produzido por Pam Coats, a partir de um roteiro de Rita Hsiao, Chris Sanders, Philip LaZebnik e a equipe de roteiristas Raymond Singer e Eugenia Bostwick-Singer, e uma história de Robert D. San Souci. Ming-Na Wen, Eddie Murphy, Miguel Ferrer e BD Wong estrelam a versão em inglês como Mulan, Mushu, Shan Yu e Capitão Li Shang, respectivamente, enquanto Jackie Chan forneceu a voz de Li Shang para as dublagens chinesas do filme. 

O enredo do filme se passa na China durante uma dinastia imperial não especificada, onde Fa Mulan, filha do velho guerreiro Fa Zhou, personifica um homem para tomar o lugar de seu pai durante um recrutamento geral para conter uma invasão Hun. Mulan foi o primeiro de três filmes produzidos principalmente no estúdio de animação da Disney no Disney-MGM Studios (agora Disney's Hollywood Studios) em Bay Lake, Flórida.  

Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro e ao Oscar 1999 e ganhou vários prêmios Annie, incluindo Melhor Filme de Animação. Foi seguido por uma sequência direta para vídeo, Mulan II em 2004 (Mulan 2 - A Lenda Continua). Um remake live-action dirigido por Niki Caro foi lançado em 4 de setembro de 2020 (Mulan


Quando os mongóis invadem a China, o imperador (Pat Morita) decreta que cada família ceda um homem para o exército imperial. Com isso, uma jovem (Mulan) fica angustiada ao ver seu velho e doente pai ser convocado, por ser o único homem da família. Ele precisa ir, mesmo sabendo que certamente morrerá, para manter a honra da família. Assim, Mulan, rouba armadura e espada do pai, se disfarça de homem e se apresenta no lugar do pai, mas os espíritos dos ancestrais decidem protegê-la e ordenam a um dragão (Eddie Murphy), que havia caído em desgraça, que convença a jovem a abandonar seu plano. Ele concorda, mas quando conhece a jovem descobre que ela não pode ter dissuadida e, assim, decide ajudá-la a cumprir sua perigosa missão de ir para a guerra e voltar viva.

 

37 - Tarzan (1999)

Tarzan é um filme de comédia dramática e aventura de animação americano de 1999, produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. É baseado na história de 1912 Tarzan of the Apes, de Edgar Rice Burroughs, sendo a primeira versão animada da história para um grande filme. O filme foi dirigido por Kevin Lima e Chris Buck (em sua estreia como diretor) e produzido por Bonnie Arnold, a partir de um roteiro de Tab Murphy e da equipe de roteiristas Bob Tzudiker e Noni White. 

Ganhou o Oscar 2000 de Melhor Canção Original ("You'll Be in My Heart" de Phil Collins). O filme levou a muitos trabalhos derivados, como uma adaptação da Broadway, uma série de televisão (Tarzan: As Aventuras Épicas) e duas continuações diretas para vídeo, Tarzan & Jane (2002) e Tarzan II (2005). Devido a problemas de licenciamento com Edgar Rice Burroughs, Inc., o uso desses personagens é limitado. 

 

Tarzan

Após um acidente no mar, que causa o naufrágio de um navio na costa da África, um casal inglês acha um modo de ir até a praia com o filho deles, um recém-nascido. Entretanto, os pais são mortos por um leopardo, enquanto que o bebê fica entregue a própria sorte. A criança é achada por uma gorila, Kala (Glenn Close), a companheira de Kerchak (Lance Henriksen), o líder da tribo de macacos. Kerchak é surpreendido pela criança abandonada e quer que ela seja deixada na selva. Por outro lado a natureza materna de Kala é tocada, para não mencionar as suas recordações por ter perdido a própria cria. Kala e Kerchak ficam com o bebê e lhe dão o nome de Tarzan, que é criado junto com os outros macacos. Tarzan cresce até se tornar adulto, até que sua vida é mudada para sempre com a chegada de Archimedes Q. Porter (Nigel Hawthorne), um explorador, juntamente com Jane Porter (Minnie Driver), sua filha, e Clayton (Brian Blessed), um caçador que está servindo de guia. Archimedes e Jane foram até a África para estudar a vida selvagem em seu habitat natural, embora Clayton prefira aprisionar o maior número possível de gorilas, pois cada um vale trezentas libras. Quando os exploradores encontram Tarzan eles pensam no princípio que descobriram o elo perdido, mas logo percebem que ele é tão humano quanto eles. Tarzan se vê dividido entre o desejo de estar com gente da sua espécie, além das emoções novas e pouco conhecidas que sente em relação a Jane, e a lealdade dele para a família de gorilas que o criou, especialmente quando Clayton não vê os macacos como amigos mas sim como presas.

 

Fonte:

Wikipedia 

Disney - fandom

Disneyprincesas - fandom

Grimmstories 

Editorawish

Adorocinema 

Web.archive 

Ouvirmusica 

Aventurasnahistoria 

Goodreads 

Hollywoodreporter 

Infoescola

IMDB

Thedockyards 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Total de visualizações de CineTv